O SBT apresentou uma proposta formal para adquirir os direitos de transmissão de 38 jogos exclusivos por ano da Liga Forte União (LFU) a partir de 2025. A emissora pretende exibir o Campeonato Brasileiro pela primeira vez na era dos pontos corridos, que começou em 2003.
Segundo informações adiantadas pelo colunista Gabriel Vaquer, do site F5, da Folha de S.Paulo, o contrato proposto pelo canal de Silvio Santos terá duração de cinco anos, com término em 2029, no valor anual de R$ 520 milhões, totalizando R$ 2,6 bilhões durante todo o ciclo. O canal confirma o interesse, mas não comenta valores.
O principal atrativo para o SBT é a promessa da LFU de fornecer apenas partidas exclusivas em TV aberta. A recente adesão do Corinthians, o time mais popular de São Paulo, ao grupo da LFU também foi um fator decisivo. A entidade planeja que os jogos em plataformas abertas ocorram às quartas-feiras, às 19h30, ou aos sábados, às 16h, horários que agradam à emissora.
Se o acordo for fechado, o SBT planeja comercializar o pacote de jogos com a mesma intensidade que a Globo faz atualmente. Com a adição do Campeonato Brasileiro, a emissora paulista terá 53 datas de jogos nacionais. Hoje, a Globo possui 58 datas fixas, considerando o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.
A LFU pretende anunciar novidades sobre a negociação nos próximos dias. Além do pacote para TV aberta, existem dois outros pacotes ofertados para plataformas pagas. A Record demonstrou interesse no pacote aberto, mas ainda não formalizou uma proposta. Já a Globo está focada nos pacotes fechados e exibirá apenas os jogos em casa dos times da Libra, como Flamengo e Palmeiras.
A Liga Forte União é composta por clubes como Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude na Série A. Na Série B e divisões inferiores, estão Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR.
O SBT confirmou as negociações e a proposta pelo Campeonato Brasileiro, mas não comentou sobre valores. “O SBT tem sim interesse, como em todas as grandes oportunidades, e está negociando. Mas não abre valores”, diz a emissora em nota enviada ao site F5.