A recente mudança na política de contratação da Globo tem gerado impasses com artistas, como Murilo Benício e Sérgio Malheiros. Nos últimos anos, o canal deixou de ter um banco de elenco e adotou acordos por obra certa. No entanto, o atraso na assinatura de contratos tem se tornado comum, dificultando a escalação dos artistas para projetos da emissora.
Segundo informações do site Notícias da TV, do UOL, Sérgio Malheiros, por exemplo, foi divulgado pela Globo como parte do elenco de Família é Tudo sem contrato assinado. Quando chegou a hora de formalizar, as partes não chegaram a um acordo financeiro, levando ator a desistir do papel. Situação semelhante ocorreu com Murilo Benício em Mania de Você.
A publicação revela ainda que a demora na formalização também quase fez um ator perder o papel em Volta Por Cima, próxima novela das sete, devido a convites que ele teria recebido enquanto aguardava a assinatura do contrato com a Globo. Embora a emissora tenha cogitado substituí-lo, as negociações avançaram, garantindo a participação do intérprete na trama que substituirá Família é Tudo.
A nova política da Globo também tem sido criticada pelos artistas devido à falta de ajuda de custo durante o período de preparação. Alguns nomes como Barbara Reis, que protagonizou Terra e Paixão, tiveram que aguardar meses após sua seleção para assinar contrato, arcando com os custos do próprio bolso.
Segundo fontes da reportagem, a estratégia de atrasar a assinatura dos contratos com os artistas visa reduzir gastos e pressionar o elenco a aceitar as condições impostas pela Globo. Enquanto alguns concordam sem questionar, outros optam por buscar oportunidades fora da emissora, como outros canais ou plataformas de streaming.
Murilo Benício não entrou em acordo com a Globo
Em Mania de Você, nova novela de João Emanuel Carneiro, Murilo Benício interpretaria o inescrupuloso Molina, personagem que terá uma interação direta com Adriana Esteves. A atriz viverá Mércia, governanta de Molina e cúmplice em alguns de seus crimes, revivendo assim a parceria de sucesso de Avenida Brasil (2012).
O vilão Molina terá uma característica marcante: humilhar as mulheres ao seu redor. Em uma de suas falas, ele dirá a Mércia que ela está velha demais para conseguir outro emprego semelhante ao que tem na casa dele. O comportamento cruel será uma das marcas registradas do personagem, destacando sua natureza vil e manipuladora.
Além disso, Molina será obcecado por Viola (Gabz), casada com Mavi (Chay Suede), filho de Mércia. A relação de Mércia com o filho não será das melhores, mas ela ficará profundamente perturbada ao se ver envolvida em uma trama para separar o casal. A vilania de Molina também se estenderá a Luma (Agatha Moreira), a mocinha da história, que sofrerá nas mãos do antagonista ao longo da trama.