A TV Brasil estreia nesta sexta-feira (14), às 23h, a série Sal a Gosto, uma comédia dramática que retrata o cotidiano de uma família negra que tenta sustentar um restaurante caseiro na periferia de Goiânia. Com dez episódios de 26 minutos cada, a produção traz humor e crítica social ao abordar as dificuldades financeiras, os conflitos familiares e os impactos da pandemia de Covid-19.
A trama acompanha os Freitas, família formada pelo casal Tânia (Valéria Vieira) e Rogério (Mauri de Castro), além dos filhos Laís (Bibi Magalhães) e Alisson (Victor Vinícius). Enquanto Tânia comanda a cozinha do restaurante Sal a Gosto, Rogério cuida da administração do negócio. Os filhos, com aspirações próprias, lidam com a pressão de manter o empreendimento da família vivo.
A história da série Sal a Gosto se desenrola com a volta de Laís para casa no Réveillon de 2019. A jovem, que se mudou para o Rio de Janeiro para estudar, se depara com a falência iminente do restaurante, o divórcio dos pais e a notícia de que pode ganhar um sobrinho inesperado. Como se não bastasse, a chegada da pandemia e o lockdown impõem novos desafios ao sustento da família.
A série, uma produção independente da Flô Projetos em coprodução com a Estratos Filmes e a Kinoptera, foi criada por Gabriel Newton, que assina também roteiro e direção. O projeto foi realizado por meio do edital Prodav TVs Públicas, iniciativa do Fundo Setorial do Audiovisual para fomentar a produção regional e independente.
O enredo da série Sal a Gosto
Tânia, a matriarca da família, herdou o restaurante da mãe e nunca sonhou em trabalhar na cozinha. Apesar da personalidade forte, enfrenta uma crise de saúde que afeta seu paladar, um problema sério para quem vive da gastronomia. Rogério, vaidoso e em meio à crise da meia-idade, tenta equilibrar as finanças do restaurante enquanto lida com as tensões familiares.
Laís, que buscou um futuro longe do negócio da família, reluta em se envolver novamente com o restaurante, mas sente o peso da responsabilidade ao ver a mãe fragilizada. Já Alisson, moderninho e conectado, assume a comunicação do Sal a Gosto, divulgando o restaurante nas redes sociais.
Outros personagens compõem a trama, como Naty (Nayara Tavares), amiga de Laís que chega a Goiânia para as férias, e Doninho (Mateus Lemos), primo dos irmãos Freitas, um adolescente de 16 anos que adota o estilo rapper e ajuda no restaurante.
Valorização do audiovisual independente
A TV Brasil é um dos principais canais de exibição de conteúdos independentes no país e, com Sal a Gosto, reforça seu compromisso com a diversidade na televisão aberta. Além de apoiar novas narrativas, a emissora contribui para ampliar a representatividade negra na dramaturgia nacional.
O projeto foi viabilizado pelo Prodav, uma parceria entre a Ancine, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O objetivo é fortalecer a produção de conteúdos regionais e disponibilizá-los às emissoras públicas que aderirem ao projeto..