O longa Dona Lurdes – O Filme já tem data para estrear no catálogo do Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. Na próxima segunda-feira (13), a plataforma disponibiliza o spin-off da novela Amor de Mãe (2019), que é assinado por Manuela Dias e protagonizado por Regina Casé. A obra recém-chegada dos cinemas mostra de forma leve e divertida como Lurdes superou as dificuldades e passou a aproveitar ainda mais a vida depois de enfrentar um período de tristeza com a saída dos filhos de casa.
Manuela Dias, autora da obra, conta qual foi a inspiração para expandir a história de Dona Lurdes em um filme. “A Dona Lurdes é uma personagem que extrapolou todos os limites da novela. Eu, como autora, fiquei com saudade dela e escrevi um livro depois que a novela acabou, o Diário da Dona Lurdes. Porque a trama acaba quando ela encontra o Domênico (Chay Suede), quando ela atinge seu objetivo”, explica.
“E o que vem depois? Eu imaginei os filhos indo embora e ela entrando na ‘síndrome do ninho vazio’. Mas, superado esse momento difícil, queria vê-la voltando a ser mulher, voltando a ser ela, se redescobrindo. Foi uma alegria muito grande quando o livro virou filme. Eu estava morrendo de saudade da Dona Lurdes!”, conta a autora de Dona Lurdes – O Filme.
O traço cômico característico de Dona Lurdes permeia todo o filme, mostrando ela superando a melancolia da ausência dos filhos e embarcando em novas aventuras, como passeios, viagens e até mesmo experimentando aplicativos de relacionamento. Regina Casé relata sua alegria com o lançamento do filme, destacando a doçura, leveza e humor, elementos que prometem conquistar o público, especialmente durante a época do Dia das Mães.
“Fico muito feliz com a chegada do filme ao Globoplay porque assim todo mundo vai poder ver essa personagem tão querida, tão amada e que todos estavam morrendo de saudade. O filme ficou muito amoroso, doce, engraçado. Trouxe o aspecto leve, divertido da Dona Lurdes e, claro, com muita emoção. Eu acho que as pessoas vão se encantar, ainda mais nessa época do ano que temos o Dia das Mães. Tomara que todo mundo se emocione e ria o tanto que a gente se emocionou e riu fazendo esse filme”, diz a atriz.
Para viver essas novas experiências em Dona Lurdes – O Filme, a protagonista interage com personagens inéditos, interpretados por nomes como Arlete Salles, Evandro Mesquita e Maria Gal, acrescentando novas camadas à trama. Além disso, membros do elenco original da novela Amor de Mãe também marcam presença, reforçando a conexão entre o filme e sua origem televisiva.
A obra conta ainda com participações como Ana Maria Braga, Humberto Carrão, Ailton Graça, Ramille e o cantor de piseiro João Gomes. Dona Lurdes, o Filme é fruto da colaboração entre Manuela Dias e Claudio Torres Gonzaga, e conta com a direção artística de Cristiano Marques, produção de Luciana Monteiro e Raphael Cavaco. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.