O SporTV estreia nesta quarta-feira (5), às 21h, a série Léo Batista, A Voz Marcante, produzida em parceria com a produtora Imaginar. Dividida em quatro episódios, a produção retrata a trajetória do mais antigo apresentador em atividade da televisão brasileira.
Dirigida pela jornalista Kizzy Magalhães, a série sobre a carreira de Léo Batista traz depoimentos de amigos, colegas de profissão e revela facetas pouco conhecidas do jornalista, como cantor, artista plástico, comediante e escritor. O canal esportivo da Globo exibe os dois primeiros episódios na estreia e os outros dois no dia seguinte.
“Foi um privilégio contar a história de Léo Batista e fazer esta homenagem a ele. Muito além da voz, a trajetória dele é marcante. E a gente quis mostrar como ele se reinventou ao longo de tantas décadas e se mantem relevante até os dias de hoje”, afirma Kizzy Magalhães.
“A série é um passeio pelos seus 76 anos de carreira, cheia de histórias surpreendentes e relatos emocionantes, especialmente dos colegas de profissão que falam dele com muito carinho e respeito. ‘Seu Léo’ nos brinda com uma memória prodigiosa e nos conduz a uma verdadeira viagem no tempo”, complementa a diretora.
O episódio de estreia destaca como Léo Batista presenciou transformações significativas no jornalismo. Na rádio, viveu intensamente a Era do Ouro, passando pelas principais emissoras do Brasil. Ele apostou na televisão quando poucos acreditavam no sucesso desse novo meio e se tornou uma figura constante nas telinhas brasileiras.
Na Globo, Léo Batista foi testemunha da chegada da TV em cores e, aos 80 anos, apareceu em um programa na internet, encarnando um verdadeiro youtuber. O segundo capítulo de Léo Batista, A Voz Marcante aborda sua trajetória na emissora e como sua voz ilustrou momentos importantes do esporte brasileiro.
O penúltimo episódio relembra eventos que marcaram a história do Brasil e do mundo, noticiados por Léo Batista, como a morte do presidente Getúlio Vargas e os acidentes fatais de Ayrton Senna e da Princesa Diana. No último episódio, a série traz revelações surpreendentes sobre outras facetas de Léo Batista.
Além disso, familiares relembram momentos importantes de sua vida em Cordeirópolis, sua infância e o recente falecimento de Dona Leila, sua companheira de toda a vida. Grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Pedro Bial, Tadeu Schmidt, Galvão Bueno, Boni, Leilane Neubarth e Luis Roberto, participam da série, compartilhando histórias e memórias sobre o comunicador.
Léo Batista cobriu 13 Copas do Mundo e outras 13 edições olímpicas, além de ter participado das primeiras edições de programas como Jornal Hoje, Esporte Espetacular, Globo Esporte, Fantástico e Jornal Nacional desde sua chegada à Globo, em 1970.