Pesquisar
Close this search box.
INÉDITO NA TV PAGA

Sucesso infantil dos anos 90, TV Colosso estreia no canal Viva

Atração acompanhava as aventuras de uma equipe de televisão 100% canina; episódios também serão disponibilizados no Globoplay + Canais

Imagem com foto de Priscila ao lado de Borges, operador de vídeo da TV Colosso
A apresentadora Priscila ao lado de Borges, operador de vídeo da TV Colosso que soltava os desenhos animados; programa será exibido no canal Viva - Foto: Acervo/Globo
Imagem com foto de Priscila ao lado de Borges, operador de vídeo da TV Colosso
A apresentadora Priscila ao lado de Borges, operador de vídeo da TV Colosso que soltava os desenhos animados; programa será exibido no canal Viva - Foto: Acervo/Globo
Compartilhe:

O programa infantil TV Colosso (1993-1997), exibido originalmente pela TV Globo, voltará à televisão. A partir de 7 de outubro, o canal Viva exibirá uma seleção especial de 40 episódios da atração, inéditos na TV por assinatura, às 9h45 da manhã. A produção, que fez sucesso entre as crianças nos anos 1990, terá exibições diárias até o fim do ano.

Os personagens Priscila, Gilmar e Thunderdog, que marcaram as manhãs de toda uma geração, retornam para reviver a nostalgia do público. A TV Colosso foi um fenômeno de audiência na TV Globo, com uma proposta inovadora com seu elenco composto inteiramente por cães. A série mostrava os bastidores de uma emissora fictícia comandada por cachorros, explorando o dia a dia de uma equipe totalmente canina, do presidente ao office boy.

Criada por J.B. de Oliveira, o Boninho, Luiz Ferré e Roberto Dornelles, TV Colosso tinha roteiro assinado pelos cartunistas Laerte, Angeli e Glauco (1957-2010). O formato dinâmico do programa misturava quadros humorísticos protagonizados pelos personagens e a exibição de desenhos animados. A grande estrela era a carismática apresentadora Priscila, da raça sheepdog, que comandava a programação.

Um dos grandes atrativos de TV Colosso era o realismo dos bonecos, manipulados de forma manual e eletrônica, que representavam cerca de 50 personagens, entre 25 cachorros e três pulgas. A narrativa ágil, inspirada nas histórias em quadrinhos, era permeada por um humor característico, conquistando não apenas o público infantil, mas também os adultos.

Durante seus anos de exibição, TV Colosso gerou um impacto cultural significativo. O programa lançou dois discos pela Som Livre, estrelou um filme (Super Colosso, 1996) e licenciou mais de 120 produtos, incluindo brinquedos, material escolar e até perfumes. Em 1996, a atração também reprisou histórias clássicas do Sítio do Picapau Amarelo (1977), outro sucesso infantil da programação da Globo.

Uma das curiosidades da TV Colosso é que, a cada dois meses, os bonecos eram colocados em uma banheira e lavados com xampu e condicionador. Além de sua exibição na programação do canal Viva, os episódios do programa infantil também estarão disponíveis no serviço de streaming Globoplay para assinantes do pacote Globoplay + Canais.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.