A TV Globo voltará a exibir um reality show culinário em sua programação após um hiato de três anos. O escolhido é o The Taste Brasil, versão brasileira do americano The Taste. O formato já é conhecido do público do GNT, onde está no ar desde 2015. A nova temporada do programa, já gravada, será exibida às sextas, às 23h15, após o Globo Repórter. A estreia será no dia 4 de outubro.
O The Taste Brasil manterá a exibição simultânea com o GNT, canal de variedades do Grupo Globo. No entanto, o canal pago terá a primeira janela de exibição, uma estratégia similar à adotada pelo programa Conversa com Bial, de Pedro Bial, desde o início deste ano. A aposta da Globo na exibição do reality em sua grade visa reforçar sua estratégia comercial. A informação sobre a exibição da atração na TV aberta foi adiantada pelo site F5, da Folha de S.Paulo.
A competição gastronômica divide os participantes em quatro equipes, orientadas pelos chefs Felipe Bronze, Manu Buffara, Manu Ferraz e Claude Troisgros. Cada episódio de The Taste Brasil traz um tema específico que desafia os competidores a criarem pratos únicos, sob a orientação de seus mentores. A dinâmica do programa exige criatividade e habilidade dos participantes, que precisam impressionar um corpo de jurados exigente.
O retorno de um reality culinário à programação da Globo atende a um desejo antigo do departamento comercial da emissora. Entre 2019 e 2021, a Globo exibiu Mestre do Sabor, outro reality culinário, que apesar de não ter alcançado altos índices de audiência, gerou bons resultados comerciais. O programa foi cancelado em 2022, deixando uma lacuna na programação da emissora para esse tipo de conteúdo.
Nesse sentido, com a chegada do The Taste Brasil, a TV Globo espera não apenas conquistar um novo público, mas também fortalecer sua oferta de entretenimento gastronômico. A aposta é que o programa traga bons resultados tanto em termos de audiência quanto de receita publicitária, aproveitando o sucesso já consolidado no GNT e a popularidade dos chefs da atração.