Tadeu Schmidt está de volta ao Esporte da Globo para comandar projetos especiais em conjunto com a ex-jogadora de vôlei Fernanda Garay. A iniciativa faz parte da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que terão início em julho. O primeiro desses projetos será exibido neste domingo (2), dentro do Esporte Espetacular, com a estreia da série Brasil Que Vale Ouro.
A série apresentada por Schmidt e Garay terá três episódios. Fernanda Garay irá conhecer jovens atletas pelo Brasil que enfrentam desafios e improvisam para praticar esportes olímpicos, enquanto Tadeu Schmidt narrará as histórias. No primeiro episódio, Garay visita Caracaraí, em Roraima, para conhecer o projeto de atletismo Filhos do Rio.
O projeto Filhos do Rio, liderado por Petrônio da Silva, atende crianças e adolescentes que superam dificuldades financeiras com criatividade. Utilizando materiais artesanais, o treinador e seus alunos treinam em uma área de terra batida que também serve como estacionamento e área de testes de autoescola.
Além da série, Tadeu Schmidt e Fernanda Garay também comandarão a Central Olímpica. O programa que irá ao ar no horário nobre da Globo, com a cobertura dos principais eventos do dia e antecipando a agenda esportiva do dia seguinte do torneio. A Olimpíadas de Paris acontece entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
Tadeu Schmidt iniciou a carreira como jornalista em Brasília, onde trabalhou em diversas emissoras locais antes de migrar para a Globo. Em 2007, ele estreou como colunista do bloco de esportes do Fantástico. Depois, foi apresentador titular do Show da Vida entre 2013 e 2021. Em 2022, o comunicador assumiu a apresentação do reality show Big Brother Brasil substituindo Tiago Leifert.