O primeiro programa Samba na Gamboa, da TV Brasil, de 2025, terá uma homenagem à Tia Surica, presidente de honra da Portela e integrante da velha-guarda da escola de samba. A cantora Teresa Cristina recebe a baluarte em um especial que vai ao ar neste domingo (5), às 13h. O episódio também estará disponível no aplicativo TV Brasil Play, no YouTube da emissora e, no sábado seguinte (11), será transmitido pela Rádio Nacional às 12h.
Durante o programa, Tia Surica compartilha histórias de sua trajetória no carnaval e na Portela, relembrando momentos emblemáticos como o desfile campeão de 1966. Nesse ano, ela deu voz ao samba-enredo Memórias de um Sargento de Milícias, composto por Paulinho da Viola, atendendo ao convite de Natalino José do Nascimento, o Seu Natal.
Além das memórias, a sambista revisita sua trajetória artística, como a popular feijoada que organiza e sua carreira solo. Acompanhada de uma banda comandada por Paulão Sete Cordas, Tia Surica interpreta obras de ícones da Portela como Manacéa, Candeia e Paulinho da Viola. Teresa Cristina também canta Cafofo da Surica, composição própria em homenagem à matriarca.
O Samba na Gamboa voltou à programação da TV Brasil com uma nova roupagem, incluindo cenário inspirado na praça de um bairro histórico do Rio de Janeiro, pacote gráfico atualizado e trilha sonora de abertura repaginada. As gravações ocorreram no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, com a presença de plateia.
A temporada conta com encontros com artistas consagrados como Áurea Martins, Jorge Aragão, Neguinho da Beija-Flor e Péricles, além de nomes de outros gêneros musicais, como Adriana Calcanhotto e Mônica Salmaso. Também haverá espaço para compositores que, apesar de pouco conhecidos, contribuíram com obras relevantes para o samba.
Criado em 2008, o Samba na Gamboa já contou com sete temporadas apresentadas por Diogo Nogueira, se consolidando como um espaço para encontros musicais de diferentes gerações e estilos. A retomada do programa com edições inéditas celebra a força do samba como patrimônio cultural e oferece uma nova perspectiva com Teresa Cristina à frente da atração.