Record

O empresário Paulo Machado de Carvalho (1901-1992) fundou a Record em 27 de setembro de 1953. A emissora foi a quarta a operar no Brasil, com sua sede original na cidade de São Paulo. Durante seus primeiros anos, o canal se destacou na programação e disputou a segunda posição de audiência.

Durante a década de 1960, a emissora chegou a liderar a audiência com seus famosos festivais musicais. No entanto, o canal perdeu força nos anos 1970 e passou por uma reestruturação de sócios. Nesse período, o apresentador Silvio Santos (1930-2024) adquiriu metade das ações da empresa de comunicação paulista.

A emissora enfrentou uma crise financeira ao longo da segunda metade da década de 1980. Com a audiência em baixa, a empresa foi colocada à venda para novos investidores no mercado. Em 1989, o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, comprou o canal e iniciou uma reestruturação.

A partir dos anos 1990, a nova gestão investiu na formação de uma rede nacional com novas afiliadas. A emissora passou a disputar a vice-liderança de audiência, principalmente com o SBT. Atualmente, o canal produz suas novelas no Rio de Janeiro e gera sua programação a partir da cidade de São Paulo.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.