TV Globo

O jornalista Roberto Marinho (1904-2003) fundou a TV Globo em 26 de abril de 1965. Anteriormente, o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) já havia aprovado a concessão do canal para a empresa em 1957. Assim, a nova emissora iniciou suas operações como a quarta maior em audiência de todo o país.

Apesar do início modesto, a emissora alcançou a liderança de audiência no Brasil já em 1969, quatro anos após sua estreia. A partir de então, a empresa fortaleceu essa posição com uma programação de grande apelo popular. Além disso, o canal se tornou um dos maiores produtores de telenovelas e estabeleceu um novo padrão de qualidade.

Para sustentar essa produção, a emissora concentra sua principal estrutura de operações na cidade do Rio de Janeiro. Sua sede administrativa e o departamento de jornalismo, por exemplo, funcionam no tradicional bairro do Jardim Botânico. Já os Estúdios Globo, maior complexo da América Latina, ficam localizados na região de Jacarepaguá.

Como resultado dessa estrutura, a TV Globo é hoje a segunda maior rede de TV comercial do mundo, com alcance em 98,60% do Brasil. Sua rede de 122 emissoras afiliadas cobre mais de cinco mil municípios em todo o território nacional. Assim, mais de 200 milhões de pessoas assistem à programação diariamente pela TV ou pela plataforma Globoplay.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.