A TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás e Tocantins, optou pela Commvault para modernizar seu sistema de backup, visando um processo mais eficiente e seguro. A migração resultou na redução significativa do volume de dados, de 550 terabytes para 270 terabytes, e foi impulsionada pela necessidade de melhorar o tempo de backup e a integridade dos dados.
A decisão foi motivada pela busca de um sistema que garantisse não apenas economia no armazenamento, mas também confiabilidade no processo de restauração, especialmente após a TV Anhanguera enfrentar dificuldades com sua solução anterior, que apresentou problemas críticos durante um incidente.
“É preciso confiança no backup para poder restaurar. Segurança sobre integridade do backup para o restore foi um diferencial na escolha da Commvault”, afirma Luis Duarte, diretor de Tecnologia da emissora.
A implementação da nova solução envolveu a criação de um novo mapa de backup e uma reestruturação completa da política de backup da empresa. O projeto inicial com a Commvault, realizado em parceria com a integradora TB4U Tecnologia entre 2019 e 2020, já demonstrava os benefícios que a nova ferramenta poderia oferecer, como a alta taxa de compressão e deduplicação de dados, resultando em uma economia de 50% no espaço de backup.
Outro ponto destacado por Duarte foi o ecossistema robusto da Commvault, que garante alta confiabilidade ao distribuir melhor os dados, facilitando a recuperação em caso de perda do índice de backup. Essa robustez proporcionou à TV Anhanguera uma maior segurança em seus dados críticos.
Além da melhoria no processo de backup, a Commvault também trouxe benefícios em cibersegurança. Em 2022, uma tentativa de ataque ransomware foi rapidamente contida pela solução, permitindo a restauração rápida do ambiente sem perda de informações e sem impacto nas operações da emissora. “A proteção Commvault é eficiente e pudemos comprovar isso na prática”, relata Duarte.
Após o incidente, a TV Anhanguera decidiu expandir sua arquitetura de segurança com a aquisição da solução Metallic ThreatWise em 2023. Essa tecnologia permite identificar ameaças desconhecidas e de zero-day, utilizando iscas para monitoramento proativo da segurança do ambiente.