A TV Brasil anunciou nesta terça-feira (16) que vai transmitir o Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 a partir de 20 de abril. Segundo a emissora pública mantida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a iniciativa marca um passo significativo na promoção da visibilidade e valorização do futebol feminino, reunindo os principais times e elencos da categoria.
A estreia será marcada pelo confronto entre Fluminense e Botafogo, no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, às 15h. A novidade é parte de uma estratégia mais ampla de intensificar a presença do esporte feminino na grade. Além do Campeonato Brasileiro Feminino, a TV Brasil já transmite a Liga de Basquete Feminino (LBF) nas noites de sextas.
Recentemente, a TV Brasil transmitiu a participação da Seleção Brasileira Feminina no torneio SheBelieves. “Nós queremos ser uma importante tela para o esporte feminino. É uma missão importante para uma emissora pública garantir o protagonismo feminino e o espaço para as competições que muitas vezes não ganham o devido reconhecimento na mídia comercial”, destaca Jean Lima, diretor-presidente da EBC.
No jogo entre Fluminense e Botafogo, a transmissão contará com uma equipe 100% feminina, com a narração de Luciana Zogaib, os comentários de Rachel Motta e Brenda Balbi, e as reportagens de campo a cargo de Marília Arrigoni e Verônica Dalcanal.
A edição de 2024 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 conta com a participação de 16 clubes, representando a elite do futebol feminino brasileiro. Ao longo de seis meses de disputa, os times como América (MG), Atlético Mineiro (MG), Avaí-Kindermann (SC), e outros, buscarão o tão almejado título. A final está programada para o dia 22 de setembro.