A TV Brasil exibe neste sábado (3), às 23h, o show Voz e Suor, em homenagem à cantora Nana Caymmi (1941-2025), que morreu na quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O espetáculo, gravado em 1984 no estúdio da antiga TVE Brasil (1975-2007), também está disponível no app TV Brasil Play e no YouTube oficial da emissora.
O que aconteceu?
- TV Brasil exibe show histórico de Nana Caymmi no sábado (3), às 23h
- Espetáculo Voz e Suor foi gravado em estúdio da TVE/RJ em 1984
- Apresentação tem repertório do álbum premiado Voz e Suor
- Cantora é acompanhada ao piano por Raimundo Niccioli
- Especial integra a série Grandes Musicais da emissora pública
- Produção está disponível no YouTube e no app TV Brasil Play
- Repertório traz composições de Dorival Caymmi, Tom Jobim e outros
- Homenagem ocorre após morte da artista na quinta-feira (1º)
Preservado no acervo público, o registro integra a série Grandes Musicais, que resgata shows históricos com ícones da música brasileira. No palco, Nana Caymmi interpreta as 12 faixas do disco Voz e Suor, lançado em 1983. A artista é acompanhada ao piano por Raimundo Niccioli em uma performance de cerca de uma hora.
O álbum, gravado com César Camargo Mariano e premiado na França, apresenta composições de grandes nomes da música brasileira. No repertório estão músicas de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Dori Caymmi, Ivan Lins, Moraes Moreira e Fernando Brant, entre outros parceiros da cantora.
Nana Caymmi era filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Desde os anos 1960, tornou-se como uma das vozes mais marcantes da MPB. Seu primeiro trabalho foi um dueto com o pai, e ao longo das décadas ela se destacou pelo timbre forte e interpretações emotivas de clássicos da canção brasileira.
A série Grandes Musicais apresenta 13 shows preservados com imagens raras. Gravadas entre as décadas de 1980 e 1990 pela extinta TVE do Rio de Janeiro, as apresentações contam com artistas como Emílio Santiago, Neguinho da Beija-Flor, Leny Andrade, Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.
“Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas”, explica a TV Brasil ao Portal da TV.