ACORDO

TV Cultura renova com afiliada no Pará e fecha parceria para a COP 30

Emissora amplia presença no estado e reforça cobertura do evento ambiental em Belém

Executivos da TV Cultura e TV Cultura do Pará renovam contrato
TV Cultura renovou contrato com a afiliada do Pará; emissoras farão parceria para cobertura do COP 30 - Foto: TV Cultura/Alexani Barbosa
Compartilhe:

A TV Cultura renovou nesta segunda-feira (10) sua parceria com a TV Cultura do Pará, afiliada da emissora paulista desde 2015. O acordo, firmado com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), garante a continuidade da transmissão de sua programação em Belém e em mais de 110 municípios do estado.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, assinou o contrato ao lado do diretor da TV Cultura do Pará, Marcelo Mendes, e do diretor de Rede e Novos Negócios da FPA, Fábio Chateaubriand Borba. Em Belém, o canal paraense opera no canal 2.1 e conta com 76 retransmissoras espalhadas pelo estado, alcançando cerca de 7 milhões de habitantes.

A parceria entre as emissoras não se limita à retransmissão do conteúdo produzido em São Paulo. Segundo Fábio Chateaubriand Borba, há possibilidade de coprodução de programas e, principalmente, de colaboração na cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em Belém no entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.

“Como é uma emissora pública do estado do Pará e também a emissora oficial do evento, a nossa TV Cultura irá se beneficiar muito com o suporte e apoio da TV Cultura do Pará, incluindo a integração das redações e áreas de Engenharia. Não tenho dúvidas que é uma parceria muito importante para a comunicação pública brasileira e quem ganha sempre é o telespectador”, disse Borba.

Marcelo Mendes, diretor da afiliada paraense, também destacou a importância do acordo. “A parceria com a TV Cultura de São Paulo, para nós da Funtelpa e da TV Cultura do Pará, é fundamental para levarmos todo o nosso potencial de comunicação, de produção jornalística e artística para todo o país. Primeiro, para mostrar especificidades, num olhar diferenciado. Mas, ao mesmo tempo, em que ele é diferenciado e particularizado, ele também tem essa percepção universal.”

“Então, o mundo vai conhecer através da TV Cultura de São Paulo, dessa parceria com a TV Cultura do estado do Pará, uma Belém, um estado do Pará que vai ser um encanto. Para nós é uma honra essa parceria se concretizar e reforçar todo esse futuro que a gente tem pela frente”, complementa o executivo da emissora afiliada paraense.

“A partir desta parceria, nós vamos naturalmente desenvolver conteúdos específicos para a COP 30, através do olhar que nós temos como expertise, mas também trazendo esse olhar que a TV Cultura tem, um olhar que é importante, do olhar jornalístico, e que vai levar aos nossos telespectadores sempre produtos diferenciados, com qualidade, profundidade, para que nós possamos realmente mostrar o quanto esse evento mundial vai ser muito bem desenvolvido pelo estado do Pará”, finaliza Marcelo Mendes.

A TV Cultura está presente em todos os estados do Brasil. Sua rede de transmissão conta com 214 canais próprios em São Paulo e no Distrito Federal, além de 68 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras em diversas regiões do país. Além disso, na TV por assinatura, sua audiência chega a mais de 10,4 milhões de assinantes.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.