A TV Cultura estreará um pacote de novidades na programação até o final de 2024. Entre as estreias estão documentários, séries e especiais que abordam temas variados, como a história política do Brasil, a música e a cultura negra. A emissora busca ampliar seu portfólio com produções inéditas e eventos ao vivo para marcar o encerramento do ano.
A primeira grande estreia será no dia 13 de novembro, com um documentário em homenagem ao centenário de Carlito Maia (1924-2002), um dos nomes mais importantes da publicidade brasileira. A produção será exibida às 22h e vai resgatar a trajetória e os feitos desse ícone da comunicação.
Ainda em novembro, a partir do dia 15, a TV Cultura apresenta a série Senado, a História que Transformou o Brasil. Escrita e dirigida por Luiz Bolognesi, com codireção de Laís Bodanzky, a série contará a história dos 200 anos do Senado Brasileiro, com a atriz e cantora Larissa Luz como apresentadora. Com sete episódios, a produção aborda momentos fundamentais da história política do país e seu impacto na formação do Brasil.
Outro destaque de novembro na programação da TV Cultura será a edição especial do programa Bem Brasil, que irá ao ar ao vivo no dia 24, diretamente do Sesc Itaquera. O programa celebra a música brasileira e sua rica diversidade, trazendo apresentações e entrevistas com artistas de sucesso.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a TV Cultura exibe a série documental Voz da Pele a partir do dia 20 de novembro, às 23h30. Com cinco episódios, a produção narra a trajetória de personagens negros que se destacaram por suas lutas pela liberdade e direitos civis.
Já em dezembro, a emissora prepara diversas outras estreias. Entre elas, o Momento Musical, com o pianista Marcelo Bratke, que trará performances inéditas de música clássica e popular. A Cultura também celebrará os 55 anos da emissora e os 25 anos da Sala São Paulo com documentários especiais que resgatam a importância dessas instituições culturais.
O canal também terá as novas séries Vamos Pedalar e Brazil, Zil, esta conduzida pelo jornalista Miguel de Almeida, em que personalidades como Carlos Nobre, Bia Lessa e outros expoentes pensam o futuro do Brasil no século XXI; apresentações de Alceu Valença com a Brasil Jazz Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Heliópolis no Theatro Municipal de São Paulo; além da grande final do Prelúdio, que desta vez acontece no recém-reinaugurado Teatro Cultura Artística.
Além disso, os programas Entrelinhas, com Manuel da Costa Pinto, e Negros em Foco, comandado por José Vicente, terão novos episódios, trazendo discussões atuais sobre temas sociais e culturais.