A TV Cultura exibe nesta quarta-feira (13), às 22h, o documentário inédito Ecossistemas de Inovação: A Revolução Agro. A produção mostra como tecnologias agrícolas estão aumentando a produtividade no campo, reduzindo o uso de recursos naturais e minimizando impactos ambientais. O trabalho busca retratar o avanço de soluções que aliam inovação e preservação ambiental no agronegócio brasileiro.
Dirigido por Beto Leme, o longa percorre diversas regiões do país para apresentar ecossistemas de inovação voltados ao setor agrícola. As iniciativas retratadas incluem práticas sustentáveis que preservam a biodiversidade e promovem o uso eficiente de insumos. Entre os recursos abordados, estão drones, inteligência artificial e plataformas digitais para monitoramento de solo, previsão climática e otimização de fertilizantes.
Para Paula Castro, diretora-executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina, o conteúdo discute questões urgentes. “A inovação é a grande aliada da agricultura regenerativa para produzirmos mais com menos. E acreditamos que as práticas regenerativas podem remodelar a agricultura global para melhor, à medida que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas e da segurança alimentar”, afirma.
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o agronegócio representa 24,4% do PIB brasileiro. O produtor executivo Clovis Travassos ressalta que o número reforça a relevância do setor.
“Esse número reforça a importância do agronegócio para a economia do país, além de fortalecer o olhar e o compromisso do setor com a inovação e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que desempenha um papel fundamental na alimentação do mundo”, conclui.
O documentário inédito Ecossistemas de Inovação: A Revolução Agro vai ao ar nesta quarta (13), a partir das 22h, na TV Cultura.


