A TV Cultura exibe neste sábado (4), às 20h, a estreia de Museus de São Paulo, sua nova série documental. Com 10 episódios, a produção própria da emissora convida o público a um mergulho na história e no acervo de importantes instituições culturais paulistas, revelando os bastidores e a relevância desses espaços.
A série foi criada por Maria Inês Landgraf, que destaca a evolução do papel dessas instituições na sociedade contemporânea. “Mais do que conservadores do patrimônio material e imaterial, hoje os museus promovem troca de conhecimento e possibilidade de novas reflexões sobre a arte e sobre a nossa história”, enfatiza a idealizadora do projeto documental.
Para aprofundar a discussão, a equipe da TV Cultura conversa com um leque variado de pessoas, incluindo visitantes, curadores, diretores, artistas e profissionais da conservação. A série também joga luz nos processos de restauro das coleções e nas pesquisas desenvolvidas nestes importantes espaços de articulação social e cultural para o país.
O diretor Paulo Pastorelo reforça que a produção busca ir além do óbvio, apresentando um panorama sobre cada instituição e as reflexões relevantes que elas trazem para o presente. A proposta é mostrar como cada museu se conecta com temas contemporâneos e dialoga com novas narrativas sobre a sociedade e a história brasileira.
Pastorelo detalha a abordagem de alguns episódios que serão exibidos pela TV Cultura. “O fato do Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, ter sido o primeiro museu a celebrar um patrimônio imaterial; o Museu do Ipiranga colocando outros sujeitos como autores da História do Brasil; a Pinacoteca explorando novas maneiras de mostrar sua contemporaneidade”, exemplifica o diretor.
O programa de estreia será dedicado integralmente ao Museu da Línga Portuguesa, localizado na Estação da Luz. A visita guiada pela emissora contará com entrevistas da curadora Isa Grispum, da diretora Renata Motta e do ex-diretor Marcello Dantas, entre outros profissionais que constroem o dia a dia da instituição paulistana.