A TV Cultura divulgou comunicado para esclarecer as informações sobre um suposto corte de verbas na produção de programas. Nesta sexta-feira (6), o canal público explicou que algumas atrações de sua grade tiveram as gravações suspensas temporariamente em razão da diminuição de receitas. A emissora, no entanto, negou que o corte tenha relação com repasses do Governo do Estado de São Paulo.
“Diante de informações equivocadas publicadas por alguns veículos, a TV Cultura esclarece que a suspensão da gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente –como Legião Estrangeira, Giro Econômico, Brasil, Mostra a Tua Cara!, Estação Livre e Entrelinhas–, nada tem a ver com repasse de verbas realizados pelo Governo do Estado de São Paulo”, diz o texto.
“A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada a publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o Governo, com o qual tem permanente diálogo. A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno”, informou a emissora no comunicado enviado ao Portal da TV.
A Fundação Padre Anchieta, uma das entidades mantidas pelo Governo de São Paulo, é a administradora da TV Cultura desde 1969. A fundação é considerada entidade de direito público, o que lhe dá autonomia para administrativa, intelectual e política. Além das verbas públicas, a Fundação Padre Anchieta também conta com dinheiro de origem privada por meio de acordos com patrocinadores ou parcerias.
Em comunicado ao site Notícias da TV, o Governo de São Paulo explicou que aumentou o orçamento da Fundação Padre Anchieta em 10% em 2024. “No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023”, explica a assessoria de Comunicação do governo paulista.
Leia o comunicado da TV Cultura:
Diante de informações equivocadas publicadas por alguns veículos, a TV Cultura esclarece que a suspensão da gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente –como Legião Estrangeira, Giro Econômico, Brasil, Mostra a Tua Cara!, Estação Livre e Entrelinhas –, nada tem a ver com repasse de verbas realizados pelo Governo do Estado de São Paulo.
A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada a publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o Governo, com o qual tem permanente diálogo.
A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno.
Leia o comunicado do Governo do Estado de São Paulo:
A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços.
No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023.