GLOBO NACIONAL

TV Globo anuncia fim do sinal digital na banda C para antenas parabólicas

Em comunicado exibido na programação, emissora informou que deixará de regionalizar o sinal nas antenas parabólicas da banda C digital

Atualizado em 21/02/2025 às 13h47
O ator Fernando Caruso em campanha da TV Globo para promover transmissão digital na parabólica de banda Ku
O ator Fernando Caruso em campanha da TV Globo para promover transmissão digital na parabólica de banda Ku; emissora vai desligar sinal nacional da banda C das parabólicas - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

A TV Globo começou a informar os telespectadores que desligará seu último sinal de rede na banda C digital das antigas antenas parabólicas. Em comunicado transmitido na Globo Nacional SP, para usuários do sistema SAT HD Regional, no satélite Star One D2, a emissora informa que o canal deixará de ser regionalizado “em breve”. O telespectador deverá migrar para o sistema da banda Ku. Com o desligamento, ele deverá ficar disponível apenas para afiliadas.

Atualmente, a o sinal Globo Nacional é o único com programação própria da TV Globo que está ativo para usuários domésticos na banda C – os demais sinais são de afiliadas, que também serão interrompidos nos próximos meses. No ano passado, a emissora promoveu o desligamento do sinal analógico no mesmo satélite, que estava em operação desde 1982. As transmissões domésticas em banda C devem ser encerradas porque a tecnologia 5G utiliza a mesma faixa da radiofrequência e causa interferências.

“Este sinal não será mais regionalizado e será desligado em breve. Para continuar assistindo a TV Globo com seus programas regionalizados como antes – telejornais da sua região, futebol com seu time do coração e outras informações locais – é necessário trocar sua antena parabólica. Procure um antenista da sua região para efetuar a troca do seu equipamento. Não perca mais tempo e volte a assistir os programas locais da sua região com a qualidade globo que você já conhece”, diz o comunicado exibido pela TV Globo no sinal Nacional.

Com uma antena de banda Ku, usando receptor compatível com o sistema SAT HD Regional, o telespectador tem acesso ao sinal regional das afiliadas e de emissoras próprias da TV Globo. Além dela, a Record, o SBT e Band também estão com a programação regionalizada na banda Ku. A Record, no entanto, decidiu retirar na última segunda-feira (13) o sinal local das emissoras Record Rio Preto, Record Interior RJ e Record Cabrália. A programação foi automaticamente migrada para os sinais mais próximos, como a Record Rio e a Record Bahia.

Aqueles que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem realizar a troca da antena parabólica telada pela nova antena da banda Ku de forma gratuita. Para isso, é necessário agendar a substituição pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Já os telespectadores que não possuem cadastro devem contratar um técnico especializado em instalação de antenas para efetuar a troca do equipamento para não ficar sem o sinal da TV Globo.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.