A TV Globo garantiu um faturamento expressivo com a transmissão do Oscar 2025, que acontece no próximo domingo (2). Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a emissora fechou três cotas de patrocínio, arrecadando um total de R$ 17 milhões. Entre as empresas que adquiriram espaço publicitário na cerimônia estão a gigante da tecnologia Apple, a fabricante de bebidas Ambev e o banco Itaú.
A venda das cotas chamou atenção do mercado por dois fatores. A Apple, tradicionalmente ausente da publicidade na TV aberta, decidiu anunciar na emissora pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, a empresa patrocinou a exibição dos Jogos Olímpicos de Paris na Globo, marcando sua estreia em transmissões nacionais.
Já o Itaú, controlado pela família Moreira Salles, tem uma ligação especial com o evento: Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, é membro da família. Seu patrimônio estimado em R$ 25,6 bilhões o coloca entre os cineastas mais ricos do mundo.
O interesse do mercado publicitário pelo Oscar deste ano levou a TV Globo a abrir uma quarta cota de patrocínio. A emissora já está em negociações avançadas com uma montadora de automóveis para fechar o novo contrato. O aumento na demanda ocorre em meio à expectativa de uma conquista histórica para o cinema brasileiro, que tem chances de vitória com a atriz Fernanda Torres e o longa Ainda Estou Aqui.
Além da exibição na TV aberta, os patrocinadores terão espaço de destaque nos portais de notícias da Globo, que também transmitirão a cerimônia, e nos principais programas da grade da emissora. No entanto, o evento não será disponibilizado no Globoplay.
Quem vai apresentar o Oscar na TV Globo?
A transmissão na TV Globo será comandada por Maria Beltrão, que retorna ao comando da cobertura do Oscar após 16 anos à frente da premiação. A cerimônia começa às 21h55, com exceção do Rio de Janeiro, onde o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial alterará a programação. Com isso, o Fantástico e o BBB 25 começarão mais cedo.
Além da TV Globo, a Warner Bros. Discovery também exibirá o evento no Brasil por meio da TNT e do serviço de streaming Max. Já o Grupo Disney, detentor dos direitos internacionais da premiação, não transmitirá o Oscar em suas plataformas.