Pesquisar
Close this search box.
POR QUESTÕES COMERCIAIS

TV Globo cancela programa Linha Direta após duas temporadas

Conhecido por relatar casos criminais de grande repercussão, atração apresentada por Pedro Bial não terá uma terceira temporada

Pedro Bial no cenário do programa policial Linha Direta
Pedro Bial no cenário do Linha Direta; TV Globo cancelou programa por baixa demanda comercial - Foto: Globo/Manoella Mello
Compartilhe:

A TV Globo decidiu cancelar o programa Linha Direta, que havia sido retomado em 2023 sob o comando de Pedro Bial, após um hiato de 16 anos. O programa, conhecido por relatar casos criminais de grande repercussão, não terá uma terceira temporada devido a questões comerciais, apesar da boa aceitação do público e da qualidade do conteúdo.

A informação foi divulgada pela coluna Play, do jornal O Globo. Segundo a jornalista Anna Luiza Santiago, a equipe do programa já foi comunicada que não haverá novos episódios em 2025. A versão atual do Linha Direta contou com duas temporadas de dez episódios cada, apresentando casos notórios, como os de Eloá Pimentel, Henry Borel e Jeff Machado.

O Linha Direta se destacou ao auxiliar na resolução de crimes por meio de denúncias feitas pelo público. Durante a primeira temporada da nova fase, quatro casos foram solucionados. Um exemplo é o caso de Tânia Djanira Melo Becker de Lorena, fugitiva há 17 anos por envolvimento no assassinato da filha, que foi presa dois dias após o episódio sobre o crime ir ao ar.

O formato foi um programa policial de grande sucesso na TV Globo entre 1990 e 2007. A retomada em 2023 foi inspirada em formatos similares de programas dos Estados Unidos, com o foco em um crime por episódio. A cada edição, exibida nas noites de quinta-feira, eram apresentados detalhes da investigação e dramatizações baseadas em depoimentos.

A primeira versão do Linha Direta foi comandada por Hélio Costa, e retornou em 1999 com Marcelo Rezende (1951-2017). Em 2002, Domingos Meirelles assumiu a apresentação até o fim do programa, em 2007. Durante sua exibição original, o programa da TV Globo ajudou na captura de quase 400 criminosos foragidos.

Além disso, em 2002, o Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos classificou a atração policial da emissora líder como de utilidade pública. Além dos casos criminais, o programa Linha Direta também explorou temas sobrenaturais, como o Edifício Joelma e a Operação Prato.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.