A TV Globo comunicou às suas afiliadas nesta segunda-feira (18) que a reprise de Alma Gêmea (2005) será estendida até o dia 6 de dezembro. Além disso, a emissora manteve a tradicional “dobradinha” no Vale a Pena Ver de Novo, estratégia na qual a nova novela da faixa, neste caso Tieta (1989), começa antes do encerramento de sua antecessora.
De acordo com informações do Notícias da TV, a trama de Aguinaldo Silva protagonizada por Betty Faria terá 105 capítulos e seguirá no ar até março de 2024. Nesse sentido, a emissora líder planeja sua exibição em cinco blocos diários, com duração de 60 minutos cada. A estreia está marcada para o dia 2 de dezembro.
Inicialmente, o folhetim Alma Gêmea estava previsto para encerrar sua trajetória no dia 29 de novembro. No entanto, o desfecho será dividido em episódios menores para estender a história na programação em uma semana, mesmo diante dos apelos dos telespectadores nas redes sociais para que o último capítulo fosse transmitido na íntegra.
A prática de colar duas reprises no Vale a Pena Ver de Novo começaram em 2014, inspirada pelo SBT, que já utilizava a mesma estratégia em suas novelas mexicanas. Na época, a TV Globo fez a transição de O Cravo e a Rosa (2005) para Caras & Bocas (2009), ambas escritas por Walcyr Carrasco.
A escolha de Tieta, produção de 1989, surpreendeu o público e especialistas, pois outras novelas como A Dona do Pedaço (2019), Cordel Encantado (2011) e Terra Nostra (1999) também eram cotadas para ocupar a faixa.
Diretor fala sobre decisão de reprisar Tieta
Gabriel Jacome, diretor de Gestão de Conteúdo da Globo, justificou a decisão em entrevista recente, destacando a relevância histórica da obra. “A escolha de Tieta abre as comemorações dos 60 anos da emissora. É uma das novelas mais vistas e comentadas da história do canal”, afirmou ao jornal O Globo.
O diretor da Globo também enalteceu a trama de Aguinaldo Silva como atemporal e repleta de significados. “Traz com muito humor e personagens icônicos uma importante reflexão sobre o país, os hábitos e a cultura brasileira de 35 anos atrás. Uma trama atemporal que Aguinaldo Silva criou brilhantemente”, completou.
TV Globo fará ajustes na abertura da novela
Em comunicado à imprensa, a Comunicação da TV Globo confirmou que fará mudanças em Tieta para adequar a história ao horário. Uma das alterações confirmadas será a abertura da trama, que terá a nudez da atriz Isadora Ribeiro censurada. “Assim como em outras novelas que reprisamos, Tieta pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo, inclusive abertura, para se adequar ao horário de exibição”, informou a emissora.