A TV Globo anunciou nesta segunda-feira (27) que História de Amor (1995) será a substituta de Cabocla (2004) no bloco de reprises Edição Especial. A trama escrita por Manoel Carlos foi originalmente transmitida pela emissora no horário das seis entre julho de 1995 e março de 1996. O folhetim irá ao ar depois do Jornal Hoje, a partir de 10 de fevereiro.
Nas redes sociais, já circulavam rumores sobre a reprise de História de Amor na TV aberta devido à reapresentação no canal Viva entre agosto de 2023 e abril de 2024. Além disso, a Caras Brasil divulgou que Regina Duarte gravou chamadas para a volta da novela. A exibição será em comemoração aos 30 anos da obra e uma homenagem aos 92 anos de Manoel Carlos, que serão completados no dia 3 de março.
História de Amor tem quadrilátero amoroso como o núcleo central de sua trama. Carlos Alberto Moretti (José Mayer), um endocrinologista, vive um relacionamento de uma década com Sheila (Lilia Cabral). No entanto, ele decide se casar com Paula (Carolina Ferraz), enquanto uma atração crescente por Helena (Regina Duarte) complica ainda mais sua vida amorosa.
No começo da novela, a caminho de seu casamento com Paula, Carlos presencia uma confusão: Joyce (Carla Marins) é empurrada de um jipe pelo namorado, Caio (Ângelo Paes Leme). Carlos, movido por seu instinto de médico, ajuda Joyce e descobre que ela está grávida. Apesar do atraso, o casamento acontece, mas a preocupação com Joyce não sai da cabeça de Carlos, o que marca o início de um elo importante na história.
Por meio de Joyce, Carlos conhece Helena, mãe da jovem e ex-mulher de Assunção (Nuno Leal Maia). A partir desse encontro, nasce o romance entre Helena e Carlos, que acaba culminando na separação dele e Paula. Porém, a trama de História de Amor mantém Sheila como uma constante ameaça, com sua determinação de reconquistar Carlos a qualquer custo.