A TV Globo enfrenta um impasse nos bastidores sobre a exibição do último capítulo da novela Renascer, que está previsto para ir ao ar no dia 6 de setembro. O desfecho da trama das nove pode ser encurtado ou até mesmo alterado para outra data em razão do jogo da seleção brasileira de futebol, que ocorrerá no mesmo dia.
A informação é do colunista Gabriel Vaquer, do site F5, da Folha de S.Paulo. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) marcou a partida da seleção brasileira masculina contra o Equador para o dia 6 de setembro, às 21h45, em Curitiba. A partida, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, coincide exatamente com o horário do último capítulo de Renascer.
Segundo fontes da publicação, a TV Globo tenta negociar uma alteração na data do jogo, porém, a situação parece complicada e pode se estender até os últimos dias antes do evento. A emissora deseja evitar um final reduzido para Renascer devido ao sucesso comercial da novela, mas a Conmebol tem se mostrado inflexível em relação à mudança do horário ou data da partida.
Apesar das dificuldades, a TV Globo ainda não considera a situação como perdida e continua tentando encontrar uma solução nos bastidores. Caso a negociação não avance, a emissora já trabalha com duas alternativas: a primeira seria editar o último capítulo de Renascer para que se ajuste ao tempo disponível no dia 6 de setembro; a segunda opção seria alterar a data de exibição do capítulo final, seja antecipando-o para o dia 5 de setembro, uma quinta, ou adiando-o para o dia 9 de setembro, uma segunda.
Não seria a primeira vez que a TV Globo optaria por não exibir o último capítulo de uma novela em uma sexta-feira. Em 2016, a emissora exibiu o final de Totalmente Demais, um sucesso no horário das sete, em uma segunda-feira. Curiosamente, a versão original de Renascer, exibida em 1993, passou por situação semelhante na grade de programação.
Na ocasião, devido a uma partida decisiva do Campeonato Brasileiro entre Internacional e São Paulo, a TV Globo dividiu o capítulo final da novela em duas partes, exibindo uma parte na sexta-feira e a outra no sábado, com uma reprise integral no domingo após o Fantástico. Procurada pela publicação, a Comunicação da Globo informou que “ainda não decidiu a programação do dia 6 de setembro”.