CRÍTICA

TV Globo erra feio com estúdio virtual no Carnaval e perde para cenário da RedeTV!

Emissora tira apresentadores do Anhembi e aposta em tecnologia que empobrece transmissão; canal de Amilcare Dallevo dá aula com estúdio de verdade

Apontar erro

Foto: Reprodução/Globo

Everaldo Marques e Valéria Almeida no estúdio do Carnaval Globeleza, ele veste terno cinza e ela vestido dourado, ao fundo painéis de LED coloridos
Everaldo Marques e Valéria Almeida; cenário da Globo decepcionou na cobertura do Carnaval
Compartilhe:

A transmissão do Carnaval da TV Globo em 2026 começou com uma mudança drástica que, infelizmente, resultou em um visual questionável. Pela primeira vez, os apresentadores dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo, Everaldo Marques e Valéria Almeida, comandaram a festa longe do calor da avenida, isolados em um estúdio na sede da emissora na capital paulista. Embora a Globo tenha justificado a alteração com o uso de alta tecnologia, o resultado no ar transmitiu uma sensação de empobrecimento.

O espaço criado para a cobertura soou artificial e desconectado da grandiosidade dos desfiles. A impressão clara para quem assistiu de casa é que existe alguém na direção do canal empolgado com realidade virtual tal qual uma criança quando ganha o seu primeiro videogame. Porém, a execução ficou aquém do padrão de qualidade histórico. Enquanto a TV Globo tentou vender a ideia de modernidade, o público se deparou com uma estética fria, que quebrou a imersão natural que a presença física no Sambódromo do Anhembi proporcionava.

Em contrapartida, a RedeTV! surpreendeu positivamente e deu uma aula de como fazer televisão bonita e funcional. No comando do tradicional Bastidores do Carnaval, Nelson Rubens e Flávia Noronha apresentaram a atração em um estúdio físico, com um grande telão de LED e acabamento refinado. Ironicamente, a emissora de Osasco, que por anos abusou do chroma key (o fundo verde), entregou um produto visualmente superior e mais rico do que a líder de audiência, que parecia estar operando com recursos limitados.

Cenário do Bastidores do Carnaval da RedeTV! com painéis de LED em tons de roxo e rosa, exibe máscaras de Carnaval coloridas e luzes de estúdio, refletidas no chão preto brilhante
RedeTV! usou cenário com painel de LED gigante no Bastidores do Carnaval

Logo na abertura da transmissão da TV Globo, Everaldo Marques tentou explicar a novidade. “Neste ano, a gente veio pronto para trazer a energia da avenida de todos os ângulos. A nossa equipe está presente por todo o Sambódromo. A Valéria e eu, como você está vendo, estamos aqui nesse novíssimo estúdio, maravilhoso estúdio, todo tecnológico pra te fazer um convite”, disse o narrador. Valéria Almeida completou, chamando a tela de “portal” e “acesso exclusivo à magia”. Contudo, o discurso não convenceu os telespectadores, que notaram a diferença gritante de qualidade.

Nas redes sociais, houve rejeição ao modelo adotado pelo Carnaval da Globo. As críticas apontaram para o distanciamento da festa e a feiura dos elementos gráficos. “Eu tô revoltada com essa falta de respeito de transmissão de estúdio de SP. Vergonha!”, disparou uma internauta. “Por que a Globo insiste em mexer em pontos que deveriam ser inegociáveis na transmissão do Carnaval? Primeiro, tentou tirar o pessoal do Jornalismo. Foi tão ruim que só durou um ano. Agora, resolveu tirar os narradores do Sambódromo. Pra quê? Só empobrece a transmissão”, disse outro.

A justificativa oficial da Globo para a mudança é por causa dos recursos técnicos. Em nota, o canal afirmou que o estúdio permite “recursos de realidade aumentada, câmeras trackeadas e painéis de LED conectados a links ao vivo”. O produtor de tecnologia Eduardo Biachi defendeu que o objetivo era organizar um volume grande de sinais com agilidade. Todavia, a prática mostrou que a tecnologia não deve se sobrepor à emoção e à estética. Ao tirar os âncoras do palco principal, a emissora perdeu a alma da transmissão e, visualmente, ficou atrás até mesmo de concorrentes com menor orçamento.

Portal da TV © 2026 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: