A TV Globo decidiu alterar o modelo de transmissão do Carnaval de São Paulo e não fará a narração dos desfiles diretamente do Sambódromo do Anhembi. A mudança ocorre pela primeira vez desde o início das transmissões do evento, nos anos 1990, e leva a equipe de locução para os estúdios da emissora na capital paulista.
O que você precisa saber
- TV Globo não fará narração do Carnaval de São Paulo no Anhembi.
- Decisão ocorre pela primeira vez desde os anos 1990.
- Narração será feita nos estúdios da emissora em São Paulo.
- Everaldo Marques e Valéria Almeida ficam fora do sambódromo.
- Especialistas atuam em diferentes pontos do desfile.
- Mudança dividiu bastidores do samba paulistano.
- Contrato da TV Globo com as escolas vale apenas para 2026.
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a mudança no esquema de cobertura dividiu os bastidores do Carnaval paulistano. A informação foi confirmada pela própria TV Globo, que definiu que Everaldo Marques e Valéria Almeida permanecerão nos estúdios. Já outros profissionais atuarão diretamente no espaço dos desfiles.
No sambódromo, o comentarista Judson Sales ficará responsável por analisar aspectos técnicos, estéticos e narrativos das apresentações. Já Ailton Graça atuará na concentração, com um espaço dedicado para conversar com passistas e com o público. O modelo é semelhante ao adotado por Mariana Gross nos desfiles do Rio desde o ano passado.
Na dispersão, o carnavalesco Milton Cunha ocupará a chamada Embaixada Globeleza, encerrando a história de cada escola. Em nota, a TV Globo afirma que montará um estúdio capaz de acompanhar ala a ala e de trazer informações detalhadas sobre cada agremiação. “Decidimos levar Valéria e Everaldo pra um estúdio especial e garantir a melhor experiência possível ao público com o apoio de muita tecnologia e novos recursos”, explica Joana Thimoteo, diretora de Gênero de Música e Eventos da Globo.
Decisão da TV Globo não agradou algumas escolas
Ainda de acordo com a coluna, a decisão gerou críticas entre presidentes de escolas, que questionaram a opção da emissora. Pessoas ligadas ao Carnaval afirmaram que a TV Globo avaliou não ser possível montar uma estrutura considerada grandiosa no Anhembi. Também houve reclamações sobre os valores pagos pelas transmissões. Procurada, a Liga-SP negou problemas e afirmou que a mudança foi bem aceita.
“Essa demanda foi trazida pela emissora, inclusive, a exemplo do que já acontece em algumas transmissões esportivas. Para o espectador, nada muda. Pelo contrário: espera-se que haja ainda mais qualidade técnica, uma vez que a Globo, utilizando seus próprios estúdios, poderá usar todo o seu investimento em tecnologia a serviço do Carnaval paulista”, declarou a liga.


