O capítulo deste sábado (15) de Garota do Momento fez uma referência discreta a Silvio Santos (1930-2024), fundador do SBT e um dos maiores nomes da televisão brasileira. Durante uma cena, a personagem Clarice (Carol Castro) exaltou camelôs como grandes comunicadores e sugeriu que um deles poderia, no futuro, comandar uma grande emissora de TV –um aceno indireto à trajetória do empresário.
A fala ocorreu em meio a uma conversa entre Clarice, Juliano (Fabio Assunção) e Maristela (Lilia Cabral) sobre Beatriz (Duda Santos), a protagonista da novela das seis da emissora líder. Enquanto os vilões tentavam desqualificar a jovem, a mãe biológica da personagem defendeu Alfredo (Eduardo Sterblitch), um dos apoiadores da acusada de roubar um colar valioso na história criada por Alessandra Poggi.
“Ele e o Sergio [Sergio Kauffmann] vão pagar um advogado para a Beatriz”, explicou Clarice. “Mas o Alfredo está completamente cabeça virada depois que começou a namorar essa marmiteira!”, rebateu Juliano, referindo-se ao relacionamento do apresentador da TV Ondas do Mar com Anita (Maria Flor).
O empresário seguiu criticando as escolhas de Alfredo. “Ele se mudou para um lugar chinfrim, trocou o golfe por pelada de bola de meia, o caviar por mocotó…”, disparou o empresário. A fala motivou Maristela a ironizar a situação. “Então, o Alfredo está inaugurando um gênero realmente inédito: o novo pobre. Porque ele não é pobre por necessidade, mas por vocação?”, comentou a vilã.
Clarice, no entanto, defendeu Alfredo e elogiou seu jeito simples e carismático. Em resposta, Juliano ironizou: “Daqui a pouco ele vai sentar numa pracinha e vai bancar de camelô. Vai ficar vendendo os produtos com o Alfone”. Foi nesse momento que a personagem de Carol Castro trouxe a fala que muitos espectadores entenderam como uma homenagem velada a Silvio Santos.
“Pois fiquem sabendo que os camelôs são grandes comunicadores. E também uma profissão muito digna. Eu não duvido nada que um dia vai existir um camelô à frente de uma grande emissora de TV. Bem maior que a Ondas do Mar, inclusive. O mundo dá voltas. Coisas surpreendentes podem acontecer”, afirmou a desmemoriada.
A fala, no entanto, foi desdenhada por Maristela. “Bom, nesse caso o mundo inteiro estaria com labirintite, né, Clarice? Em vez de você perder o seu tempo debatendo sobre o carisma dos camelôs, eu acho que você devia se concentrar em assuntos femininos”, rebateu a megera.
Silvio Santos começou a carreira como camelô antes de se tornar um dos principais comunicadores do país. Antes de fundar o SBT, em 1981, trabalhou na TV Globo entre 1965 e 1976, onde comandou o Programa Silvio Santos. A referência feita pela Globo no capítulo de Garota do Momento chamou a atenção do público e foi interpretada como uma homenagem discreta ao apresentador.