A TV Globo firmou um acordo com a Disney para realizar a transmissão do Oscar 2026. A emissora exibirá a cerimônia mais importante do cinema mundial no dia 15 de março, um domingo, logo após o Fantástico. O acerto entre as empresas ocorreu antes mesmo da confirmação das indicações históricas para o filme brasileiro O Agente Secreto.
O que você precisa saber
- TV Globo fecha acordo com a Disney para exibir o Oscar 2026.
- Transmissão ocorre no dia 15 de março após o Fantástico.
- Maria Beltrão terá a companhia de Dira Paes e Waldemar Dalenogare.
- O Agente Secreto disputa quatro estatuetas no evento.
- Wagner Moura concorre ao prêmio de melhor ator.
- Filme tenta repetir feito de Ainda Estou Aqui em 2025.
Os detalhes do acordo foram adiantados pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. A exibição na TV aberta terá o comando de Maria Beltrão, que repete a função desempenhada no Globo de Ouro deste ano. A atriz Dira Paes fará uma participação especial na bancada, que terá ainda os comentários técnicos de Waldemar Dalenogare. A tradução simultânea ficará a cargo de Anna Viana.
Cobertura e bastidores
A TV Globo prepara uma operação especial para a data. A emissora enviará repórteres ao tapete vermelho para mostrar os bastidores, curiosidades e a chegada dos astros em Los Angeles. No Brasil, equipes de reportagem estarão espalhadas por diversas regiões para registrar a expectativa do público e a torcida pelas estatuetas.
O foco da cobertura será o desempenho de O Agente Secreto (2025). O longa de Kleber Mendonça Filho concorre em quatro categorias: melhor filme, filme internacional, direção de elenco e melhor ator, com a indicação de Wagner Moura. É a segunda vez que uma produção nacional alcança esse número de nomeações, feito que não ocorria desde Cidade de Deus (2002).
Histórico recente de vitórias
O cinema brasileiro vive uma fase de reconhecimento internacional. A presença de O Agente Secreto na disputa acontece apenas um ano após o sucesso de Ainda Estou Aqui (2024). O drama dirigido por Walter Salles venceu a categoria de filme internacional na cerimônia anterior e trouxe a primeira estatueta dourada para o país.
A obra ambientada na ditadura militar também disputou o prêmio principal, enquanto Fernanda Torres concorreu como melhor atriz, mas os troféus foram para outras produções. Agora, a expectativa se volta para Wagner Moura e a equipe de Mendonça Filho.


