A TV Globo bateu o martelo e definiu que Cabocla (2004) será a substituta de Cheias de Charme (2012) na faixa de reprises Edição Especial, dedicada a novelas das seis e das sete. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (19), a previsão de retorno da trama é para a última semana de agosto. A informação foi adiantada pelo site F5, da Folha de S.Paulo.
Na primeira semana, Cheias de Charme e Cabocla dividirão o horário. A emissora aposta na volta do folhetim de época para manter a audiência após o fim dos Jogos Olímpicos de Paris. Com 167 capítulos, a trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa com a colaboração de Edmara e Edilene Barbosa, filhas do novelista.
Exibida originalmente pela TV Globo na faixa das 18h em 2004, Cabocla é baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto. A história é a terceira adaptação da obra após a versão de 1959 da TV Rio (1955-1977), e a versão de 1979, produzida pela própria emissora. Na TV Globo, a primeira versão foi protagonizada por Gloria Pires e Fábio Jr.
Qual a história da novela Cabocla?
Ambientada em 1918, na pacata Vila da Mata, a história de Cabocla se desenrola em meio à rivalidade entre dois coronéis poderosos, Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), e o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como um “bicho do mato”, Zuca é noiva do corajoso peão Tobias (Malvino Salvador) e representa a sensualidade ingênua. Por outro lado, Luís Jerônimo, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), abandonou a advocacia para viver uma vida desregrada no Rio de Janeiro.
A vida boêmia de Luís é interrompida após ele receber o diagnóstico de tuberculose. Forçado por seu pai, Luís viaja à Vila da Mata para se tratar, fugindo da agitação da cidade grande. Ao chegar de trem na cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto espera seu primo, o coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda.
A estadia no hotel é suficiente para Luís se encantar por Zuca, a filha de Zé, mudando drasticamente seu comportamento. Zuca, igualmente apaixonada, rompe seu noivado com Tobias e enfrenta a todos para viver seu amor com Luís. O elenco principal de Cabocla também conta com nomes como Regiane Alves, Vera Holtz e Danton Mello.
A novela já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, em 2008, e no canal Viva, entre 2019 e 2020. Com volta da trama no bloco Edição Especial, Benedito Ruy Barbosa terá duas novelas suas sendo exibidas na programação da TV Globo, uma situação rara. Atualmente, o remake de Renascer, adaptado por Bruno Luperi, neto do autor, ocupa o horário nobre e deve terminar em setembro.