A TVE Bahia começou a ser transmitida nacionalmente pelo canal 222 da antena parabólica digital. A mudança garante o acesso gratuito à emissora pública baiana em todos os municípios do Brasil, beneficiando cerca de 60 milhões de pessoas. O sinal, que já alcança 7 milhões de baianos nos 417 municípios do estado, reforça a presença da TV pública da Bahia em todo o território nacional.
A expansão ocorre por meio da nova tecnologia banda KU, que substituiu as antigas antenas parabólicas. A Bahia lidera o número de instalações, com mais de 1,8 milhão de residências equipadas. Beneficiários do CadÚnico receberam o equipamento sem custos, e o sistema também pode ser adquirido por cerca de R$ 200, sem cobrança de mensalidade.
Durante o evento de lançamento da Revista Nova Bahia, no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues comemorou o feito. “Nós conseguimos chegar a um milhão e oitocentas mil unidades habitacionais ligadas ao programa Bolsa Família e que tiveram acesso a uma antena parabólica”, disse. Ele elogiou a programação diversificada e acessível da TVE Bahia.
O governador também destacou o alcance social do novo sistema. “Quero compartilhar com a Bahia o orgulho de ver o sinal da TVE chegando a quilombos, a aldeias indígenas, povoados, distritos e a bairros periféricos de nossas cidades que às vezes têm dificuldade de acesso”, afirmou Jerônimo durante a cerimônia na capital baiana.
Com conteúdo voltado a todas as idades, a TVE Bahia mantém uma programação educativa e cultural. Transmite notícias, esportes, documentários, shows e produções infantis. A emissora exibe todos os campeonatos estaduais e é considerada a maior programadora de filmes e séries baianas, com parcerias com redes públicas nacionais e internacionais.
Além disso, nesta quarta-feira (18), a TVE inicia a maior cobertura do São João da Bahia. A transmissão pelo canal 222 levará ao ar, durante sete dias, mais de 100 atrações musicais de diversas cidades do estado.
O diretor-geral da TVE Bahia, Flávio Gonçalves, reforçou o compromisso com a população. “Todos os baianos têm o direito a assistir em casa a sua televisão pública sem pagar nada a mais por isso. A partir de hoje esse compromisso está cumprido com todos os baianos, e ainda ampliado para todo o Brasil que agora pode assistir a uma programação de qualidade”, declarou.