O Viva bateu o martelo e definiu a novela que substituirá América (2005). A partir do dia 22 de julho, o canal de reprises da Globo da TV por assinatura exibirá Viver a Vida (2009), de Manoel Carlos, que teve Taís Araujo interpretando a primeira e única Helena negra do autor. A trama irá ao ar de segunda a sábado, às 22h50, com maratona aos domingos, às 19h.
A reapresentação da produção no canal Viva foi adiantada pela coluna Play, do jornal O Globo. Originalmente, Viver a Vida foi produzida e exibida pela Globo de 14 de setembro de 2009 a 14 de maio de 2010, em 209 capítulos. Será a primeira reprise do folhetim. O elenco conta também com Alinne Moraes, Mateus Solano, José Mayer, Lília Cabral, Giovanna Antonelli, Thiago Lacerda, Bárbara Paz, entre outros.
A história da novela Viver a Vida
Na trama de Viver a Vida, Helena (Taís Araujo) é uma modelo de fama internacional que no auge da carreira decide abandonar tudo para se casar com o empresário Marcos (José Mayer), ex-marido de Tereza (Lília Cabral). Tereza é uma mulher amargurada, que não superou o fim de seu casamento de trinta anos.
Marcos e Tereza tiveram duas filhas biológicas: a mimada e ambiciosa Luciana (Alinne Moraes), também modelo e rival de Helena, e a ardilosa e arrogante Isabel (Adriana Birolli). A caçula, Mia (Paloma Bernardi), foi adotada ainda na infância e é doce e bondosa.
O relacionamento de Helena e Marcos é mal aceito por Tereza, que não se conforma com o fato de o ex-marido ter seguido em frente com uma mulher vinte anos mais jovem. Luciana, por sua vez, também não aceita a nova união do pai, pois terá que conviver com sua inimiga como madrasta.
Acidente deixa Luciana em estado grave
Durante uma viagem de trabalho na Jordânia, Helena é provocada constantemente por Luciana e decide proibir a enteada de seguir no mesmo carro, a obrigando viajar em um ônibus. No entanto, o veículo de passageiros sofre um acidente durante o trajeto, e Luciana é arremessada para fora, ficando em estado crítico.
Ao ser transferida de volta ao Brasil, Luciana descobre que perdeu o movimento dos braços e das pernas com o acidente. Helena fica arrasada com a tragédia e passa a se culpar pelo ocorrido. Com o acidente, Luciana vê sua vida dar uma reviravolta quando perde o cargo de modelo e passa por uma lenta recuperação dos movimentos do corpo.