O YouTube confirmou nesta quarta-feira (9) que fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para transmissão de 38 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. O contrato assinado entre a plataforma e a entidade que representa times como Corinthians e Internacional tem duração de três anos. Os jogos serão exibidos na CazéTV.
“O YouTube anunciou hoje durante o Brandcast, evento da plataforma de vídeos para o mercado publicitário, que fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para transmissão de 38 jogos do Brasileirão Série A, maior campeonato de futebol do país. Assim, o YouTube segue oferecendo gratuitamente o conteúdo que os fãs amam, nos formatos que querem, na tela de sua escolha –tudo em um só lugar”, disse o YouTube em nota.
Recentemente, mais de 43 milhões de usuários únicos assistiram ao canal CazéTV no YouTube durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo que a maior parte do tempo assistido veio das telas da TV conectada.
Segundo a plataforma, é nessas TVs que o tempo de exibição do serviço de vídeos gratuito mais cresce, desde antes da crise sanitária causada pelo vírus da infecção respiratória. “Em média, são consumidas mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube na televisão diariamente e, no Brasil, a plataforma já passou de 75 milhões de pessoas assistindo à plataforma pela TV”, explica.
As cotas de patrocínio foram fechadas com Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever para 2025. Patrícia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, comenta que o projeto expressa a mudança de comportamento na forma como os fãs consomem esportes. “Futebol é uma paixão nacional e, desde 2019, temos trabalhado para trazer esse esporte ao vivo para o YouTube. Se no início precisávamos ensinar as pessoas a assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo. Nós promovemos essa mudança”, afirma.
“A conclusão deste acordo com uma empresa do porte do Google reforça a solidez do trabalho da LFU e é um passo muito importante nos objetivos de levar o Brasileirão ao maior número de torcedores, de forma completamente inovadora, através dos recursos únicos que uma transmissão no YouTube permite. A Liga Forte União segue trabalhando de maneira consistente pelo melhor para todo o ecossistema do futebol brasileiro”, pontua Marcelo Paz, presidente da Liga Forte União.
O pacote comercial do YouTube focado nas transmissões de 2025 vai oferecer conteúdo de marca, mídia de alta visibilidade no canal da CazéTV no YouTube, integração de marca nas transmissões ao vivo, além de entregas nas redes sociais da CazéTV. Além disso, as empresas também poderão ter destaque na página inicial do YouTube (Masthead) e na prateleira de produtos do canal em jogos ao vivo.
“Estamos vivendo uma nova era do entretenimento na TV conectada e isso está mudando como produzimos e consumimos vídeo no Brasil. O YouTube oferece uma oportunidade ímpar para marcas se conectarem com consumidores, num prime time que é único para cada um deles”, pontua Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. “Estamos muito contentes em trabalhar com marcas que são nossas parceiras em um projeto tão inovador para a transmissão do Brasileirão.”
A Liga Forte União representa um grupo de clubes que reúne Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico, Atlético-GO Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em outras divisões do Campeonato Brasileiro.