Ainda Estou Aqui foi anunciado nesta terça-feira (17) pela The Academy na shortlist do Oscar 2025. A lista reúne produções pré-selecionadas para a premiação e coloca o longa dirigido por Walter Salles entre os possíveis indicados na categoria de Melhor Filme Internacional. Primeiro filme Original Globoplay, a novidade reforça a presença da Globo no cenário global, justamente no ano em que a empresa celebra seu centenário e os 10 anos da plataforma Globoplay.
“A inclusão de Ainda Estou Aqui na shortlist do Oscar 2025 é um reconhecimento monumental para a Globo e um reflexo da capacidade do filme de emocionar as pessoas, dentro e fora do Brasil. O filme não só demonstra a qualidade das produções brasileiras, mas também celebra a nossa história e cultura em um palco global”, diz Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura, Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.
Nos cinemas brasileiros, Ainda Estou Aqui superou 2,7 milhões de espectadores. O longa também figura entre os indicados ao Globo de Ouro 2025, concorrendo como Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, foi nomeada na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. O reconhecimento internacional começou antes mesmo da estreia nacional, com destaque no Festival de Veneza, onde o filme recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme Ainda Estou Aqui narra a saga de Eunice Paiva na busca pelo marido, Rubens Paiva (1929-1971), ex-deputado desaparecido durante a Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil. A produção foi elogiada pela crítica internacional pela delicadeza do roteiro e pelas atuações do elenco. Fernanda Torres recebeu destaque por sua interpretação de Eunice, personagem central da trama.
A coprodução entre Brasil e França inclui um elenco de peso. Selton Mello, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Antônio Saboia, Maeve Jinkings, Humberto Carrão e Dan Stulbach compõem o grupo de atores. A produção é da VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com Globoplay, ARTE France e Conspiração. A distribuição no Brasil ficou sob responsabilidade da Sony Pictures.