Na próxima novela das sete da TV Globo, Dona de Mim, Clara Moneke interpreta a protagonista Leona. A personagem é uma jovem vibrante e determinada, que encara os desafios da vida sempre com um sorriso no rosto. Moradora do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, ela divide a casa com a avó Yara (Cyda Moreno) e a irmã Stephany (Nikolly Fernandes). Para garantir o sustento da família, revende lingeries da tradicional marca Boaz e usa a criatividade para aumentar sua renda.
Apesar da energia contagiante, Leona carrega um trauma profundo. Sete anos antes, quando estudava Comunicação e Marketing e estava grávida de seis meses, sofreu a perda de sua filha durante um exame de ultrassonografia. O episódio interrompeu seu casamento com Marlon (Humberto Morais) e mudou sua vida para sempre. Desde então, tenta seguir em frente, mas evita demonstrar sua dor.
A atriz Clara Moneke acredita que o público se identificará com a personagem principal de Dona de Mim. “A Leona é a cara do brasileiro: uma pessoa de bom caráter, bom coração, mas também muito inteligente e perspicaz, que vai sempre fazer de tudo para alcançar o seu objetivo. A maior diferença é que tudo que ela faz não é sobre ela”, afirma. Para ela, a força da protagonista está no amor pela família e na persistência diante das dificuldades.
Yara, a avó de Leona, também enfrenta os desafios com positividade. Mesmo aposentada, mantém o espírito jovem e adora curtir um forró. Já Stephany, a irmã mais nova, sonha em se formar em Enfermagem, mas os problemas financeiros da família a fazem reconsiderar o curso. A atriz Nikolly Fernandes destaca a relação entre as irmãs. “Ela tem muita compaixão pelas histórias que a irmã e a avó passaram na vida. Não vê sentido em ascender profissionalmente se a família dela também não estiver estruturada e realizando seus sonhos e desejos”, explica.
Disposta a impedir que a irmã abandone os estudos, Leona toma uma decisão arriscada. Sabendo que Stephany conseguiu uma entrevista de emprego como babá na mansão da família Boaz, resolve se passar por ela. Assim, entra na vida de Sofia (Elis Cabral), filha de Abel (Tony Ramos), e de seus irmãos Samuel (Juan Paiva), Davi (Rafa Vitti) e Ayla (Bel Lima). Com isso, a chegada da protagonista transforma a rotina da família Boaz.
Criada por Rosane Svartman, Dona de Mim tem roteiro assinado por Carolina Santos, Jaqueline Vargas, Juan Jullian, Mário Viana, Michel Carvalho e Renata Sofia. A direção artística é de Allan Fiterman, com direção-geral de Pedro Brenelli e produção de Mariana Pinheiro. José Luiz Villamarim assina a direção de gênero da obra. O folhetim tem estreia prevista para 28 de abril.