Pesquisar
Close this search box.

CRIADOR DAS HELENAS

Manoel Carlos ganha homenagem da Globo no especial Tributo

Público terá a oportunidade de revisitar cenas marcantes, relembrar personagens inesquecíveis e conhecer de perto a mente criativa do autor

Manoel Carlos durante entrevista para o programa Ofício em Cena, da GloboNews, em 2016
Manoel Carlos em entrevista para o programa Ofício em Cena, da GloboNews, em 2016; autor ganha homenagem da Globo no Tributo - Foto: Globo/Estevam Avellar
Compartilhe:

Em especial, a Globo celebra a trajetória de um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira: Manoel Carlos, o “mago das Helenas”. Através do programa Tributo, que vai ao ar na sexta-feira (3), após o Globo Repórter, o público terá a oportunidade de revisitar cenas marcantes, relembrar personagens inesquecíveis e conhecer de perto a mente criativa do autor que marcou gerações.

Carinhosamente apelidado de “Maneco” pelos colegas, Manoel Carlos é reconhecido por sua capacidade ímpar de captar a essência do cotidiano e traduzi-la em histórias comoventes. Seja a troca de bebês em Por Amor (1997), a luta contra o câncer em Laços de Família (2000) ou a tragédia de uma bala perdida em Mulheres Apaixonadas (2003), suas tramas sempre carregam uma dose de realismo e sensibilidade que tocam o coração do público.

O especial Tributo reúne um time de estrelas que brilharam nas novelas de Manoel Carlos, como Tony Ramos, Christiane Torloni, Carolina Dieckmann, Susana Vieira, Alinne Moraes, Antonio Fagundes, entre outros. Por meio de depoimentos emocionantes, esses atores compartilham suas experiências nos bastidores, revelando detalhes dos processos criativos e da relação única que construíram com o autor.

As marcas de Manoel Carlos nas novelas

Uma das características mais marcantes das obras de Manoel Carlos é a presença constante de personagens femininas fortes e memoráveis, a maioria delas batizadas com o nome Helena. Essa escolha, segundo o próprio autor, se deve à sua admiração pela mitologia grega e à crença de que o nome Helena é mais adequado para uma personagem do que para uma pessoa real.

Além de sua maestria em contar histórias, Manoel Carlos também se destaca por sua responsabilidade social. Através de suas novelas, o autor frequentemente abordou temas relevantes da sociedade brasileira, como doação de medula óssea e maus-tratos aos idosos. Essa postura engajada contribuiu para a conscientização do público e a promoção de mudanças positivas na sociedade.

O especial Tributo tem redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni. O programa sobre Manoel Carlos será exibido pela Globo nesta sexta (3), depois do Globo Repórter, por volta das 23h15. Nas próximas semanas homenageados Ary Fontoura, Zezé Motta e Léa Garcia (1933-2023).

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.