A Rede Internacional de Televisão, conhecida como RIT, é mais uma emissora que decidiu encerrar a transmissão analógica na antena parabólica. O canal pertence à Fundação Internacional de Comunicação, grupo de mídia da Igreja Internacional da Graça de Deus, liderada pelo missionário Romildo Ribeiro Soares, o R. R. Soares. O sinal foi desligado no dia 27 de maio.
Com o desligamento, a programação da RIT no satélite Star One D2 pode ser sintonizada através do canal em alta definição. Para ter acesso, o telespectador precisa ter uma antena de banda Ku e um receptor digital DVB-S2. Uma vez que o sinal da RIT é aberto e não tem codificação, por enquanto não é necessário um receptor do sistema SAT HD Regional.
Nos últimos meses, as principais emissoras comerciais decidiram pelo encerramento das atividades do sinal de TV nas antenas parabólicas analógicas. A Record desligou no dia 30 de março. A próxima será a Band, que agendou o fim da transmissão obsoleta para 30 de junho. O canal do Grupo Bandeirantes tem alertado o público sobre a decisão nos intervalos comerciais.
“Se você ainda assiste à Band pela parabólica tradicional, se liga, porque esse sinal será encerrado no dia 30 de junho. Você vai precisar trocar por uma digital com mais qualidade de som e imagem para ver toda a programação de forma gratuita como sempre foi”, diz o aviso da emissora paulista.
A Band explica que para o telespectador que faz parte do Cadastro Único, do Governo Federal, e continua com a parabólica analógica ativada, a troca é feita gratuitamente por meio da Siga Antenado. Por determinação da Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da principal faixa do leilão do 5G, criaram a entidade para apoiar a população de baixa renda na substituição da antena parabólica antiga (telada) pela nova parabólica digital.
A partir de julho, apenas Globo, SBT, TV Verdade, RedeTV!, Rede Vida, Ideal TV, TV Aparecida, TV Novo Tempo e Rede Século 21 seguirão com a transmissão analógica na antena parabólica. Ainda não há previsão de quando esses sinais serão desligados pelas emissoras no satélite Star One D2.