Pesquisar
Close this search box.
SATÉLITE

Band anuncia desligamento do sinal analógico na antena parabólica

Emissora paulista será a segunda grande rede a encerrar a transmissão obsoleta

Antena parabólica no telhado de uma casa
Band vai desligar o sinal analógico na antena parabólica no dia 30 de junho - Foto: Reprodução
Compartilhe:

A Band será a próxima emissora a desligar o sinal analógico na antena parabólica. O canal está informando nos intervalos comerciais da programação, no sinal nacional disponível no Star One D2 (Band SAT), que a transmissão será encerrada no dia 30 de junho de 2024. Com isso, a emissora paulista será a segunda grande rede de TV a desligar o sinal analógico via satélite.

“Se você ainda assiste à Band pela parabólica tradicional, se liga, porque esse sinal será encerrado no dia 30 de junho. Você vai precisar trocar por uma digital com mais qualidade de som e imagem para ver toda a programação de forma gratuita como sempre foi”, avisa a chamada exibida pela emissora.

A Band explica que para o telespectador que faz parte do Cadastro Único, do Governo Federal, e continua com a parabólica analógica ativada, a troca é feita gratuitamente por meio da Siga Antenado. Por determinação da Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da principal faixa do leilão do 5G, criaram a entidade para apoiar a população de baixa renda na substituição da antena parabólica antiga (telada) pela nova parabólica digital.

A primeira das principais emissoras comerciais a desligar o sinal analógico via satélite foi a Record, no dia 30 de março. Globo e o SBT ainda não informaram quando os sinais analógicos serão encerrados. Com uma antena de banda Ku, usando um receptor compatível com o sistema SAT HD Regional, o telespectador tem acesso ao sinal regional da Band nas localidades que já contam com filiais e afiliadas adicionadas no satélite. O sinal da Band SAT é disponibilizado para as demais regiões.

Globo e SBT vão desligar o sinal analógico na parabólica?

A Globo e o SBT ainda não divulgaram quando os sinais analógicos serão desligados. Com a iniciativa da Record e da Band de encerrar o sinal analógico via satélite no primeiro semestre de 2024, a expectativa é de que as outras redes também decidam pelo fim da transmissão obsoleta nos próximos meses. No mercado, a decisão é comemorada porque isso deve aquecer a venda de receptores e antenas para banda Ku.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.