A TV Globo exibe nesta sexta-feira (13), após o Globo Repórter, o especial Tributo, que homenageia Dennis Carvalho e revisita sua trajetória como ator, diretor e dublador. A produção, que faz parte da segunda temporada da série original do Globoplay, reúne amigos, familiares e colegas de trabalho para celebrar um dos nomes mais influentes da televisão brasileira.
Dennis Carvalho começou sua carreira na TV na década de 1960, com passagens pela TV Paulista (1952-1967) e TV Tupi (1950-1980). Em 1975, chegou à TV Globo para integrar o elenco de Roque Santeiro, novela vetada pela censura. Sua estreia como diretor ocorreu em Locomotivas (1977), conduzindo algumas cenas nas semanas finais da trama. Desde então, atuou em produções e comandou projetos de grande repercussão.
No especial, Dennis Carvalho comenta bastidores e reencontra antigos parceiros de cena. Um dos momentos é sua participação em Malu Mulher (1979), onde conciliou atuação e aprendizado na direção com Daniel Filho. “Ficava ao lado dele no switcher aprendendo como ele dirigia. Foi uma aula para mim”, relembra o homenageado.
A produção também ressalta a importância de Dennis Carvalho na formação de novos diretores. José Luiz Villamarim afirma que “Dennis é o maior formador de diretores da Globo”. Nomes como Ricardo Waddington, Amora Mautner e Mauro Mendonça Filho começaram suas carreiras sob sua orientação. “Se fosse um bom assistente do Dennis, virava um grande diretor”, afirma Villamarim.
Outro ponto tema do Tributo é a parceria entre Dennis Carvalho e o autor Gilberto Braga (1945-2021). Juntos, assinaram títulos como Vale Tudo (1989), Anos Rebeldes (1992) e Celebridade (2003). A diretora Maria de Médicis define a direção de Dennis como “ousada”, e Mauro Mendonça Filho considera a dupla “um pilar da televisão brasileira”.
O programa relembra também trabalhos mais recentes, como Babilônia (2015) e Segundo Sol (2018), ambos dirigidos por Dennis Carvalho. Em tom leve, ele revive momentos cômicos dos bastidores, como as cenas falsas criadas para pregar peças nos colegas. Malu Mader resume: “O Dennis é muito conhecido por chegar no estúdio já chamando por todos, se fazendo notar”.
A homenagem conta com participações de Renata Sorrah, Camila Pitanga, Gloria Pires, Claudia Abreu, Tony Ramos, Lilia Cabral, Arlete Salles, Otávio Muller, Deborah Evelyn, entre outros. Produção original do Globoplay, o programa Tributo tem redação de Nathalia Oliveira, Carlyle Junior e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado e produção executiva de Fernanda Neves.