A TV Cultura lançou a série de vinhetas Somos Brasil nesta quarta-feira (18). O projeto ocorre em parceria com emissoras afiliadas de todas as regiões do país. O objetivo da iniciativa é valorizar a cultura local e as manifestações regionais. Essa ação atua em continuidade à campanha Somos Cultura e amplia o olhar para a diversidade nacional.
O que você precisa saber
- TV Cultura lança nova fase de campanha institucional.
- Somos Brasil utiliza vinhetas com linguagem lúdica.
- Parceria envolve emissoras de todas as regiões do país.
- Henrique Bacana assina a direção de arte do projeto.
- Identidade regional é o foco das novas peças curtas.
- Artesanato brasileiro inspira a estética das vinhetas.
- Afiliadas de nove estados participam da iniciativa.
- Cores e sons locais compõem as narrativas da série.
Conforme comunicado divulgado pela emissora, cada peça publicitária apresenta um repórter da rede e destaca a essência de sua cidade. O conteúdo utiliza sons e personagens típicos para traduzir a identidade de cada estado. Além disso, as produções utilizam uma estética que remete ao artesanato brasileiro.

Conheça os detalhes da campanha da TV Cultura
De acordo com Henrique Bacana, diretor de Arte da emissora, o projeto conecta as parceiras pela força da representatividade. “Somos Brasil conecta as afiliadas da TV Cultura pela força da diversidade cultural. O desafio foi condensar essa representatividade em vinhetas breves. Com linguagem lúdica, a série resgata e valoriza o artesanato brasileiro”, afirma o executivo.
As emissoras participantes abrangem diversos pontos do território nacional. A lista inclui a TV Brasil Central, de Goiânia, e a TV Verde Vale, de Juazeiro do Norte. No Sudeste, a TVE Espírito Santo e a TV Cultura Rio integram o grupo. O Nordeste conta com a TV Nova Nordeste e a Rede Ita. Por fim, a Rede Educativa, a TVC Panorama e a TV Cultura de Porto Velho representam o Centro-Oeste, Sul e Norte.
A iniciativa da TV Cultura busca fortalecer o vínculo entre a cabeça de rede e suas parceiras regionais. Desse modo, a exibição das vinhetas ocorre durante a programação diária da emissora paulista mantida pela Fundação Padre Anchieta. Ainda segundo o canal, o material também terá veiculação nas redes sociais das emissora envolvidas no projeto.


