PREOCUPAÇÃO

TV Globo teme a possibilidade da volta do horário de verão

A emissora se preocupa com o histórico de queda de audiência que suas produções enfrentaram em anos anteriores de horário de verão

Duda Santos interpretará Beatriz, a protagonista de Garota do Momento; TV Globo teme retorno do horário de verão - Foto: Globo/Divulgação
Compartilhe:

A TV Globo está preocupada com a possibilidade da volta do horário de verão. Na semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou ao Ministério de Minas e Energia o adiantamento dos relógios em uma hora no Brasil. A proposta, que ainda é discutida por outros órgãos do governo, tem gerado apreensão na emissora por causa da estreia de sua nova novela das seis, Garota do Momento.

A trama que substituirá No Rancho Fundo, que está em reta final de gravações, será um dos primeiros lançamentos da emissora após o fim do período eleitoral, em 27 de outubro. Com o horário de verão possivelmente voltando em 2024, a emissora se preocupa com o histórico de queda de audiência que suas produções enfrentaram em anos anteriores, quando lançamentos coincidiram com a mudança de horário.

A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, a TV Globo não tem como antecipar ou atrasar a estreia de Garota do Momento porque o planejamento de programação já está definido há algum tempo. Além disso, No Rancho Fundo já está na reta final das gravações. Nesse sentido, a rede ainda está preocupada sobre como ficará a programação das afiliadas nos estados Norte e Nordeste, que não entram no horário de verão.

Nessas regiões, como acontecia até 2019, a programação das parcerias da TV Globo era atrasada com a chamada Rede Fuso. Geralmente, os programas sofriam um atraso de 1h e a única atração exibida ao vivo era o Jornal Nacional e as transmissões de futebol. A proposta da volta do horário de verão visa alterar o horário de pico de consumo de energia para um período com maior geração solar, com o intuito de diminuir o uso de usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.

O que é o horário de verão?

O horário de verão, extinto em 2019 durante o governo Jair Bolsonaro (PL), funcionava como um recurso para deslocar o consumo de energia elétrica para horários com maior luminosidade natural, aproveitando a geração solar. Com a suspensão da medida, argumentava-se que a economia de energia era baixa e os avanços tecnológicos alteraram o padrão de consumo no país.

O plano de retorno do horário de verão surge em um contexto de seca prolongada, o que tem levado à necessidade de acionamento das usinas termelétricas. A redução dos reservatórios das hidrelétricas pressiona o governo a buscar alternativas para garantir o fornecimento de energia sem aumentar o uso de termelétricas.

Portal da TV © 2026 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV, cobre televisão brasileira desde 2010. Com mais de 15 anos de experiência no jornalismo de entretenimento, é especializado em telejornalismo e na programação das principais emissoras do país. Também atua como especialista em SEO para veículos de comunicação, com foco em estratégias de visibilidade para portais de notícias.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: