NOVIDADE

Metrópolis estreia nova fase na TV Cultura com cenário de artistas renomados

Adriana Couto comanda o programa que volta a ter 30 minutos de duração e exibe obras de Alex Flemming, Carmela Gross e João Carlos Galvão

Adriana Couto de vestido longo laranja com estampa viva posa sorrindo no novo cenário do Metrópolis da TV Cultura
Adriana Couto no novo cenário do Metrópolis - Foto: TV Cultura/Nadja Kouchi
Compartilhe:

A partir desta segunda-feira (29) o Metrópolis estreia sua nova fase na TV Cultura. O programa ganha um novo cenário, que retoma a tradição de ressaltar obras de artistas consagrados. A apresentação segue com Adriana Couto, em uma proposta dinâmica, conectada e contemporânea, segundo a emissora. A atração volta a ter 30 minutos de duração na grade.

O novo cenário ganha destaque com produções de grandes nomes da arte brasileira. Estão entre eles Alex Flemming, Carmela Gross e João Carlos Galvão. O programa, uma das mais longevas produções da TV Cultura, vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 23h30, e de terça a sexta-feira, às 23h. O conteúdo é transmitido também no site da emissora, no Cultura Play e nas redes sociais.

Obras de arte no Metrópolis

O espaço cenográfico do programa exibe o trabalho do paulista Alex Flemming, que é pintor, escultor e gravador. Uma peça do acervo da Fundação Padre Anchieta integra o cenário. A obra faz parte da mesma série de 1998 instalada no metrô Sumaré, que apresenta autorretratos em suportes móveis. O trabalho preserva a essência do conceito original do artista.

A artista visual Carmela Gross também tem obra presente no novo cenário do Metrópolis. O trabalho dela engloba desenhos, gravuras, pinturas e estátuas. A peça entrou para a coletânea do programa na década de 1990. Outro nome importante é João Carlos Galvão, que produziu uma escultura em madeira com mais de dois metros de altura que agora faz parte do estúdio. O trabalho dele está em importantes coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior.

Há ainda produções de outros artistas no novo cenário do programa. São eles Carlos Uchôa, Julio Cezar A. S. Ramos, Marion Bicalho Ramos e Victor Lema Riqué. A nova etapa do Metrópolis conta com reportagens em campo, entrevistas especiais com artistas consagrados e novos talentos, além de apresentações musicais no estúdio.

Dentro da reformulação, o jornalista Cunha Jr. terá um espaço assinado, assumindo uma editoria própria. O profissional reforça a importância do jornalismo cultural feito com relevância e credibilidade. Nesta direção, Cunha contará também com um quadro fixo sobre cinema e streaming às quintas-feiras. O programa trará ainda uma extensa agenda cultural com estreias e programações de shows, teatro, cinema, espetáculos de dança e outros eventos.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: