Saiba com exclusividade os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão (1986), em exibição na programação do Globoplay Novelas, canal da Globo na TV por assinatura.
Resumo da semana da novela Hipertensão: Capítulos 61 a 66
Segunda-feira (10/11): Resumo do capítulo 61
Sandro lembra-se que Carina, quando pequena, teve esta mesma crise de cegueira, mas acabou ficando boa. Todos vão à casa de Marcos pedir-lhe que empreste o carro e arranje um médico para Carina. Enquanto isso, Marcos está triste, conversando com os filhos sobre mais uma das armadilhas que eles deixaram para Renata, pois colocaram carrapatos na cama dela.
Renata, desta vez, está muito furiosa e resolve ir embora de vez. Túlio chega, dá a notícia para Marcos e Renata, ansiosa com a cegueira da amiga, vai até lá. Napoleão está totalmente arrependido do que fez com seus amigos e vai embora, atrás deles na clínica, para dizer isso. Ele conta a Vítor que colocou remédio na comida dos dois.
Terça-feira (11/11): Resumo do capítulo 62
Candinho e Romeu, finalmente soltos, deixam a clínica muito felizes, ainda sem saber o que aconteceu com Carina. Ao chegarem em casa, eles percebem que a jovem está cega e ficam muito tristes. Laerte marca a data do noivado com Raquel para a véspera do Natal. Donana dá ordens para que façam uma redoma de vidro ao redor da machadinha para que Chico não a roube.
Furioso com a atitude, Chico briga com Donana. Pé-de-Meia também fica muito triste ao perceber que Carina está cega. Desesperada com sua condição, Carina abraça-se a Sandro, pois tem muito medo de ficar assim, sem enxergar, pelo resto da vida.
Quarta-feira (12/11): Resumo do capítulo 63
Marcos pergunta a Donana se ela não quer comprar seu hotel. Donana diz que precisa pensar ainda. Carina marca uma consulta com o médico para descobrir a razão de sua cegueira. Túlio conversa com Sandro, a quem diz que é impossível voltar a trabalhar com ele na Companhia, pois Sandro mudou muito de atitudes desde que foram morar na Fazenda.
Fratelo ouve a conversa e chama a atenção de Túlio, dizendo-lhe que ele deve ficar longe de Carina. Túlio, então, percebe que Carina está apaixonada por ele. Renata encontra Marcos totalmente embriagado, leva-o para cima e, no meio do caminho, é beijada por ele.
Quinta-feira (13/11): Resumo do capítulo 64
Renata não leva a sério a investida de Marcos na sua direção, pois percebe que ele está totalmente alcoolizado. Ela, então, tranca Marcos no quarto, passa a chave por fora e deixa a todos da família preocupados com o pai. Américo e Carola resolvem chamar o médico.
Carina ouve o diagnóstico de sua doença: um caso típico de cegueira histérica, que pode ser resolvido, no entanto, com um tratamento. Laerte procura Renata na mansão de Marcos. Insistente, ele acaba beijando Renata à força e os filhos de Marcos assistem à cena, aterrorizados com o que estão vendo.
Sexta-feira (14/11): Resumo do capítulo 65
Renata é obrigada a brigar violentamente com Laerte. Enquanto isso, Donana vai ao Rio, onde procura o tio de Laerte na prisão para saber se ele é favorável à chantagem que o sobrinho está fazendo contra ela. Leonel, no entanto, diz que se arrependeu de ter feito o acordo há anos e diz também que pretende, agora, gozar a liberdade depois que sair de lá. Assim, Donana ouve que a chantagem é amplamente amparada por Leonel também.
Em Rio Belo, Gioconda aproveita a ausência de Donana para procurar a certidão de nascimento de Carina. Carola e Túlio se reconciliam. Bia, a noiva de Sergio, encontra Sandro em Rio Belo e o abraça com carinho e amor.
Sábado (15/11): Resumo do capítulo 66
Bia conversa com Sandro, que está meio constrangido na frente de Carina. Os dois parecem ter sido muito amigos há anos, e Sergio fica com ciúmes de Sandro por causa disso. Napoleão fica sabendo que o detetive está acompanhando a sindicância sobre a paternidade real de Carina e que as investigações estão sendo bem-sucedidas.
Donana aceita, finalmente, comprar o hotel de Marcos, mas ele não revela o real motivo de ter necessitado vendê-lo. Sandro, com raiva, quebra o rádio em que Carina ouvia, embevecida, o programa de Túlio. Os três velhinhos resolvem emprestar-lhe outro rádio. Agradecida, ela diz que eles são seus três pais.
A história da novela Hipertensão
A novela Hipertensão tem início com a chegada de uma trupe de teatro mambembe à cidade de Rio Belo. O grupo é acolhido por Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), amigos que moram juntos desde a morte de suas mulheres, irmãs trigêmeas. Eles vivem na fazenda Santa Lúcia e ficam intrigados com a presença dos artistas.
Durante uma apresentação na praça, os três senhores se espantam com Carina (Maria Zilda Bethlem), integrante da trupe, que lembra suas falecidas companheiras. Curiosos, conversam com a jovem e descobrem que sua mãe tinha duas irmãs gêmeas. Surge então a possibilidade de que Carina seja filha de um deles, o que transforma o rumo de Hipertensão.
A dúvida sobre a paternidade passa a dominar os acontecimentos da novela. Os três homens tentam se aproximar de Carina e buscam sinais que confirmem sua ligação com a moça. A afinidade entre eles cresce, e todos acreditam encontrar em Carina características herdadas. Enquanto isso, a viúva Donana (Geórgia Gomide) investiga a origem da jovem.
Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995), a novela Hipertensão tem direção de Wolf Maya e Carlos Magalhães.
O folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 13h50 e 1h25 e 8h50 (horário de Brasília), com maratona aos domingos, às 1h25, no canal Globoplay Novelas.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão.


