NOVOS TEMPOS

Cléber Machado diz que informalidade ‘virou quase uma obrigação’ na narração

Em entrevista ao Motorgrid Brasil Podcast, jornalista revela truque para narrar Fórmula 1 e analisa o novo estilo das transmissões esportivas

Eduardo Schkair e Cléber Machado sorrindo em estúdio de podcast, com o narrador esportivo vestindo camisa social clara
Eduardo Schkair e Cléber Machado; narrador falou sobre informalidade na narração e o esporte mais difícil de narrar em entrevista ao Motorgrid Brasil Podcast - Foto: Divulgação/RedeTV!
Compartilhe:

Cléber Machado, reconhecido como uma das vozes mais emblemáticas do esporte, participou do Motorgrid Brasil Podcast nesta quinta-feira (13). Na entrevista, ele analisou a mudança no estilo das transmissões e elegeu a Fórmula 1 como a modalidade mais desafiadora para um narrador.

O que aconteceu?

  • Cléber Machado participou do Motorgrid Brasil Podcast.
  • Ele elegeu a Fórmula 1 como o esporte mais difícil de narrar.
  • O narrador revelou um truque sobre as cores das câmeras nos carros.
  • O jornalista citou Luiz Roberto ou Luciano Burti como fontes do truque.
  • Cleber opinou sobre o novo estilo: “A informalidade não tem volta“.
  • Ele destacou, porém, que a leveza precisa ser natural.

O jornalista compartilhou os desafios de estar à frente da principal categoria do automobilismo. “Acho que [a Fórmula 1] é o mais difícil que tem de narrar. Você vai pegando algumas ‘manhas’, por exemplo, me falaram, não lembro, eu acho que foi o Luís Roberto ou o [Luciano] Burti, mas eu demorei para sacar que cada carro tem uma câmera de uma cor”, contou.

Cléber Machado também destacou como a tecnologia revolucionou o trabalho das equipes de TV. “Você tem um número de informação a mais que não tinha. Fico imaginando os caras que pegaram Fórmula 1… sem computador. Eles faziam mapa manual, anotavam para saber em que volta estava. (…) Hoje, acho que o rádio, os gráficos, isso tudo abastece muito mais a equipe”, explicou.

Cléber Machado opina sobre o novo estilo da narração

Conhecido por seu jeito descontraído, o jornalista comentou que adotar um tom mais leve com o público se tornou um diferencial. Segundo ele, essa mudança aproxima o telespectador, mas exige equilíbrio. “A informalidade não tem volta, virou quase uma obrigação“, afirmou Cléber Machado.

Ele ponderou sobre os excessos. “Às vezes eu acho que a informalidade ultrapassa um pouco o limite para não naturalidade. Tem que ser natural. Se a cada pergunta que você fizer para mim hoje, eu resolver fazer uma piada, posso fazer duas legais e oito sem graça”, opinou.

Com a bagagem de mais de 40 anos no esporte, Cléber Machado revelou o segredo de uma boa transmissão. “Acho que eu incluo os caras [comentaristas], eu deixo eles à vontade e eu me arrisco a dizer que muitos comentaristas que trabalham comigo foram melhorando… a partir do jeito que eu os movimento”.

O Motorgrid Brasil Podcast é apresentado por Eduardo Schkair, fundador do Motorgrid Brasil. Realizado em parceria com a RedeTV!, o programa vai ao ar toda terça e quinta-feira, às 19h, no canal do Motorgrid Brasil no YouTube.

Assista à entrevista com Cléber Machado:

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: