REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 1º a 5 de dezembro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 66 a 70

Segunda-feira (1º/12): Resumo do capítulo 66

Leôncio oferece uma alta quantia para quem capturar Isaura. Sebastião dedica-se aos cuidados com Rosa. Geraldo leva Branca à chácara, onde ela observa Elvira e faz diversos questionamentos. Belchior revela a Tomásia que o fazendeiro hipotecou suas terras.

Diogo trata Rosa e impressiona o coronel com sua competência. O médico aproveita o momento e pede a mão de Helena em casamento. Álvaro estranha a presença de Branca e Geraldo na casa de Elvira, mas convida os vizinhos para almoçar.

Chico orienta Leôncio sobre a crise financeira da fazenda. Álvaro esclarece para Elvira e Anselmo a razão da visita inesperada de Branca.

Terça-feira (2/12): Resumo do capítulo 67

Helena sofre com a proibição do pai ao seu casamento com Diogo. Rosa apresenta melhora e agradece o afeto do coronel. Henrique fica devastado quando Sebastião descobre que as moedas recebidas pelo diamante são falsas.

Tomásia envia uma correspondência a Leôncio por meio de Belchior. Miguel impede Isaura de revelar sua identidade a Álvaro, mesmo após ela confessar estar apaixonada. Leôncio ignora o alerta de Chico sobre uma armadilha e marca um jantar com a condessa.

Gioconda se aflige com as intenções da filha. Miguel tenta orientar Isaura. Branca volta para casa com inveja de Elvira, enquanto Geraldo tece elogios à moça.

Quarta-feira (3/12): Resumo do capítulo 68

André recebe a bênção de João e Joaquina e insiste em procurar Isaura. A escrava afirma que contará a verdade a Álvaro. Helena revela a Tomásia o plano de fugir com Diogo, e a condessa promete auxílio.

Na fazenda, Tomásia pede a saída de Chico e seduz Leôncio. Isaura, Miguel e Pedrinho comemoram a virada de ano. A condessa provoca um acidente, e o fazendeiro cai da escada. Chico encontra o patrão ferido.

Gioconda sente alívio com o retorno da filha. Helena se emociona ao comentar a dedicação de Diogo à medicina. Paulo examina o estado de Leôncio.

Quinta-feira (4/12): Resumo do capítulo 69

Álvaro busca os vizinhos na chácara para o almoço. Miguel faz um novo alerta à filha. Henrique decide contar a Bernardo sobre as moedas falsificadas. Álvaro apresenta os convidados à mãe. Perpétua questiona Anselmo sobre a proibição do romance.

Helena discute com o pai. Isaura tenta revelar a verdade, mas fica nervosa. A situação fica tensa quando Sebastião tenta retirar Helena à força da casa da condessa. Estela, Branca e Geraldo surgem de surpresa na residência de Perpétua.

Estela inicia um interrogatório com Anselmo. Álvaro repreende a atitude de Geraldo. Rosa decide ir à fazenda para ver Leôncio.

Sexta-feira (5/12): Resumo do capítulo 70

Branca compartilha com Perpétua suas desconfianças sobre Elvira. Isaura tenta revelar seu segredo novamente, mas o pai a interrompe. Henrique e Malvina celebram o retorno de Helena para casa. Rosa cuida de Leôncio, mas ele volta a humilhá-la.

Sebastião e Helena discutem novamente sobre o casamento arranjado. O coronel deseja acelerar a união da filha com Paulo. Malvina chega de surpresa à fazenda e se irrita ao encontrar Rosa no local.

Paulo visita a propriedade de Sebastião para tratar do enlace. Helena trata o noivo com hostilidade e promete um escândalo. Gabriel aceita que Helena é sua irmã e torce pela felicidade dela com Diogo.

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: