Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.
Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 71 a 75
Segunda-feira (08/12): Resumo do capítulo 71
Isaura reflete sobre Álvaro e sente o desejo de revelar seu segredo ao rapaz. Rosa chora ao explicar para o pai que sofreu abusos desde menina. Leôncio confessa a Chico que aceitou Malvina de volta apenas por interesse financeiro.
Álvaro e Elvira (Isaura) se beijam pela primeira vez. Tomásia tem um mau pressentimento em relação a Diogo. Para se vingar da condessa, Leôncio diz ao doutor Paulo que encontrará uma forma de acabar com a vida de Diogo.
Pedrinho chama Elvira de Isaura na frente de Álvaro, o que desperta a desconfiança do rapaz. Todos no quilombo demonstram preocupação com o desaparecimento das crianças. O capitão do mato avista Isaura na carruagem com Álvaro.
Helena chora e desabafa com Rosa sobre a imposição de seu casamento. Álvaro convida Elvira, Anselmo e Pedrinho para o baile em homenagem ao poeta Gonçalves Dias, movimentando a rotina dos fugitivos.
Terça-feira (09/12): Resumo do capítulo 72
Geraldo tenta impedir que a mãe e a irmã denunciem Elvira e Anselmo à polícia. Sebastião mantém a ideia fixa de casar Helena com o doutor Paulo. Bernardo afirma ter ouvido gritos de crianças na mata e Moleca se desespera com o sumiço de Basílio.
Diogo é atingido por um tiro no peito. Isaura sente angústia por sustentar mentiras para Álvaro. Belchior avisa Tomásia que Leôncio ordenou a morte de Diogo. Branca celebra a notícia de que o chefe de polícia comparecerá ao baile na casa de Álvaro.
Malvina lamenta o casamento forçado da irmã. Rosa vai até a casa da condessa para levar o recado de Helena a Diogo. Isaura recusa o convite para o baile, mas Miguel insiste e avisa que deixarão o país logo após a festa.
Quarta-feira (10/12): Resumo do capítulo 73
Na porta da igreja, Malvina fica horrorizada quando Leôncio afirma que Diogo morreu, o que deixa doutor Paulo desconfortável. Ao mesmo tempo, um indígena cuida do ferimento de Diogo. Helena inventa desculpas para adiar sua entrada na igreja.
Gabriel reza pela felicidade de Helena. Leôncio e Sebastião trocam ofensas. Bernardo, André e Moleca entram na mata em busca das crianças desaparecidas. Helena impõe condições para aceitar o casamento e o noivo acata as exigências.
A jovem se desespera e lamenta o fato de Diogo não chegar para salvá-la. Aos prantos e contrariada, Helena se casa com Paulo. Raimundo e Martinho observam Isaura de longe. Henrique e Malvina lamentam o triste destino da irmã.
Quinta-feira (11/12): Resumo do capítulo 74
Helena preocupa-se com Diogo e acredita que o médico pode ter sido vítima de seu pai ou do marido. Henrique desconfia que Leôncio prejudicou o rival. Tomásia traça planos com Gabriel. Helena faz um escândalo durante o brinde e grita que não desejava o casamento.
Miguel se assusta quando Perpétua o apresenta ao chefe de polícia da cidade. Raimundo e Martinho chegam ao baile com o objetivo de capturar Isaura. Gabriel recupera o movimento das pernas e deixa Tomásia radiante.
O chefe de polícia intimida Isaura e Miguel, o que deixa a escrava apavorada. A pedido de Álvaro, Elvira canta e toca piano, encantando os convidados. Leôncio e Malvina voltam a discutir por causa de Isaura.
Sexta-feira (12/12): Resumo do capítulo 75
Sebastião embriaga-se e desabafa com Henrique. Encantada por Elvira, Perpétua parabeniza Anselmo e questiona o motivo de sua oposição ao romance da filha com Álvaro. Helena quebra um vaso na cabeça do doutor Paulo e arma um novo escândalo.
Geraldo confronta Raimundo e Martinho, que revelam estar à procura de uma escrava fugida. O rapaz fica em choque ao descobrir que Elvira é a tal escrava. Malvina horroriza-se ao saber que o marido gastou uma fortuna nas buscas por Isaura.
No quilombo, André e seus companheiros descobrem a presença de capitães do mato na região. Álvaro pede Elvira em casamento. Isaura avista Raimundo e Martinho e entra em pânico. Álvaro insiste no pedido e a moça chora, angustiada.
Qual a trama da novela A Escrava Isaura?
A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.
Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.
A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.
Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.
Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).
A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.
Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.


