REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 15 a 20 de dezembro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 76 a 80

Segunda-feira (15/12): Resumo do capítulo 76

Álvaro fica nervoso quando Raimundo e Martinho se identificam como caçadores de escravos. Branca vibra com a revelação de que Elvira é, na verdade, Isaura. Leôncio perde uma pequena fortuna para Sebastião no pôquer. Sem saída, a jovem confessa sua verdadeira condição diante de todos.

Gabriel sente esperanças de voltar a andar. Branca e Estela humilham a fugitiva, que desmaia com a tensão. Geraldo intervém e exige que os captores apresentem uma procuração. Moleca reencontra as crianças desaparecidas. Helena se despede de Rosa e busca ajuda na casa da condessa, mas descobre que Diogo sumiu.

Terça-feira (16/12): Resumo do capítulo 77

Malvina se enfurece ao saber das perdas de Leôncio no jogo e chantageia o marido. Isaura e Miguel contam sua história para Álvaro e Perpétua. Na aldeia, índios cuidam de Diogo. Sebastião lamenta a ausência dos filhos e deixa Rosa triste ao falar sobre a alforria.

Álvaro reafirma seu amor por Isaura e promete protegê-la. Malvina abre uma correspondência destinada a Leôncio. Rosa reza pela recuperação do pai. Sebastião recobra a consciência. Raimundo e Martinho vigiam a escrava. Tomásia conclui que Raimundo atirou no conde. Malvina queima uma mensagem enviada pelos caçadores.

Quarta-feira (17/12): Resumo do capítulo 78

Álvaro decide escrever para Leôncio com a intenção de comprar a liberdade de Isaura. Branca e Estela discutem com Geraldo por ele defender a moça. Tomásia planeja um jantar para desmascarar o vilão perante a sociedade. Leôncio envia um presente envenenado para a condessa.

Paulo retorna sem Helena e cobra o dote do coronel. Sebastião pensa em anular o casamento da filha. Rosa demonstra interesse pelo médico. Helena entra para um convento em Petrópolis. Isaura ameaça tirar a própria vida caso os capangas usem violência. Chico entrega a Leôncio uma cópia da carta queimada.

Quinta-feira (18/12): Resumo do capítulo 79

Leôncio articula a entrega dos bombons envenenados para Tomásia. Álvaro se indigna quando Geraldo afirma que não há meios legais de ajudar a fugitiva. Bernardo fica arrasado ao descobrir que recebeu moedas falsas. Perpétua discute com Branca e Estela por causa de Isaura.

O jantar de Tomásia fracassa, mas Sebastião chega de surpresa. O coronel entrega à condessa a caixa de bombons recebida na entrada. Paulo persegue Rosa, que resiste às investidas. Álvaro oferece dinheiro aos capitães do mato para deixarem Isaura em paz. A escrava entrega as joias da mãe para o amado.

Sexta-feira (19/12): Resumo do capítulo 80

Sebastião prova os bombons enviados pela suposta baronesa e passa mal imediatamente. Gioconda se desespera com o estado do coronel e declara seu amor. Bernardo sugere usar as moedas falsas para comprar Moleca. Sebastião chega em casa doente e Rosa cuida dele.

Henrique adquire Moleca e as crianças com o dinheiro falso. Álvaro oferece o dobro da recompensa a Raimundo e Martinho. Leôncio comemora o envenenamento do sogro. Tomásia descobre que o vilão enviou a armadilha. Helena escreve um diário no convento. Os caçadores aceitam a proposta de Álvaro.

Leôncio interpretado por Leopoldo Pacheco encara Isaura vivida por Bianca Rinaldi segurando cesta de flores em cena da novela A Escrava Isaura
Leôncio (Leopoldo Pacheco) e Isaura (Bianca Rinaldi) em A Escrava Isaura – Foto: Divulgação/Record

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: