Saiba com exclusividade os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão (1986), em exibição na programação do Globoplay Novelas, canal da Globo na TV por assinatura.
Resumo da semana de Hipertensão: Capítulos 121 a 126
Segunda-feira (19/1): Resumo do capítulo 121
Donana, mesmo espantada com a reação corajosa da filha, diz-lhe que ela só agiu assim porque estava na presença de Laerte, que lhe dá forças suficientes para enfrentá-la. Depois disso, Donana desafia Raquel a enfrentá-la sem Laerte por perto. Chico e Gioconda, enquanto isso, continuam presos.
Espertamente, Ray resolve fazer as malas e diz à mãe que irá embora, pois não viverá mais com ela enquanto Gioconda estiver na prisão. Donana, assustada, resolve pedir a Joel que solte Gioconda e Chico. Romeu e Candinho brigam de novo pela disputa de Carina. Túlio pergunta a Raquel se ela vai ao baile pré-carnavalesco do clube e diz que ele só irá se ela for.
Terça-feira (20/1): Resumo do capítulo 122
Raquel e Túlio conversam um pouco. Apaixonado, Túlio diz a ela que vai dedicar-lhe uma música em seu programa e os dois combinam de encontrar-se no baile. Gioconda volta para casa a ponto de ver os dois conversando no portão. Feliz, Raquel conta tudo à tia. Odete diz a Renata que Carina deve sumir de Rio Belo por causa da morte de Luzia. Viriato pega Ray e Carina juntos e se revolta com isso.
Ray, por sua vez, fica contente porque conseguiu, finalmente, conversar com Carina. Raul e Renata vão ao baile e deixam Ceição sozinha em casa. Raul diz que ela pode usar uma arma, caso necessário. Chico, ainda em busca de sua machadinha, resolve entrar na casa de Marcos, assustando Ceição, que pega a arma para se defender.
Quarta-feira (21/1): Resumo do capítulo 123
As crianças descobrem que o intruso é Chico e dão cobertura ao índio, prometendo-lhe que vão procurar a machadinha na casa do pai. Fifi implora a Vitor para voltar para casa, mas ele continua irredutível em sua atitude. Fifi, muito frustrada, volta sozinha. Renata finalmente confessa a Laerte que ela não é casada com Raul.
Contente, Laerte tenta beijá-la mas Renata não deixa, o que o faz ficar muito triste. Fratelo apresenta-se como namorado de Antonieta, o que deixa Fifi, Donana, Beatriz e Marcos muito espantados. Sandro se embriaga no baile e insulta Carina, forçando um beijo que ela responde com um tapa.
Quinta-feira (22/1): Resumo do capítulo 124
Fratelo chega a ponto de evitar que Carina e Sandro briguem seriamente. Sandro, totalmente embriagado, diz a Fratelo que ela é de todos e não pode ser dele. Chateada com isso, no dia seguinte Carina se nega a tomar café da manhã com todo mundo, pois não quer ver Sandro.
Triste com tudo o que está acontecendo, Sandro decide ir embora sozinho e diz isso a Fratelo. Renata tenta dizer a Carina que Sandro a ama, mas não consegue convencê-la. Chico fica furioso quando ouve de Túlio que ele está amando Raquel. O detetive que está investigando o caso da paternidade de Carina envia mais uma carta.
Sexta-feira (23/1): Resumo do capítulo 125
Na carta, o detetive Duarte diz que não conseguiu investigar absolutamente nada sobre a paternidade de Carina. Decepcionado, Napoleão diz que agora só existe um jeito para descobrir isto: através da certidão de nascimento que está em poder de Donana.
Como sabe que ela não dará o documento por livre e espontânea vontade, ele reconhece que deve vender a parte que ainda lhe resta da Fazenda. Túlio não quer mais namorar Carola e comenta isto com Ray. Raquel enfrenta novamente a mãe, praticamente expulsando-a de casa quando Chico está lá. Chico, ainda à procura de sua machadinha, entra na casa de Fifi e a assusta. Fifi grita.
Sábado (24/1): Resumo do capítulo 126
Antonieta e Fratelo estão combinando os detalhes de sua vida em comum quando ouvem os gritos de Fifi. Ninguém vê quando Chico sai, sorrateiro. Napoleão, como não consegue falar com Donana ao telefone, manda que Viriato a procure dizendo que depois da peça ele irá até a casa dela para conversarem.
Donana, percebendo que a intenção de Napoleão deve ser ter o documento de Carina de volta, começa a seduzir Viriato para que ele aceite trabalhar para ela, contra Napoleão. Laerte, Raul, Beatriz, Carina e Fratelo flagram um beijo apaixonado que Renata resolveu dar em Sandro quando eles terminaram de encenar a peça.

A história da novela Hipertensão
A novela Hipertensão tem início com a chegada de uma trupe de teatro mambembe à cidade de Rio Belo. O grupo é acolhido por Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), amigos que moram juntos desde a morte de suas mulheres, irmãs trigêmeas. Eles vivem na fazenda Santa Lúcia e ficam intrigados com a presença dos artistas.
Durante uma apresentação na praça, os três senhores se espantam com Carina (Maria Zilda Bethlem), integrante da trupe, que lembra suas falecidas companheiras. Curiosos, conversam com a jovem e descobrem que sua mãe tinha duas irmãs gêmeas. Surge então a possibilidade de que Carina seja filha de um deles, o que transforma o rumo de Hipertensão.
A dúvida sobre a paternidade passa a dominar os acontecimentos da novela. Os três homens tentam se aproximar de Carina e buscam sinais que confirmem sua ligação com a moça. A afinidade entre eles cresce, e todos acreditam encontrar em Carina características herdadas. Enquanto isso, a viúva Donana (Geórgia Gomide) investiga a origem da jovem.
Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995), a novela Hipertensão tem direção de Wolf Maya e Carlos Magalhães.
O folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 13h50 e 1h25 e 8h50 (horário de Brasília), com maratona aos domingos, às 1h25, no canal Globoplay Novelas.
Assista aos capítulos no Globoplay. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão.


