ANA ELIZA FARIA E SILVA

Executiva da Globo é a primeira brasileira a vencer prêmio de tecnologia nos EUA

Gerente sênior conquista o Women in Technology Leadership Award; cerimônia de entrega ocorre no dia 21 de abril em Las Vegas

Ana Eliza Faria e Silva sorri para a foto exibindo cabelos castanhos cacheados e volumosos com brincos de pérola discretos sobre um fundo cinza claro
Ana Eliza Faria e Silva, executiva de Tecnologia da Globo, ganhou prêmio inédito para uma brasileira - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

A gerente sênior de Regulação na área de Estratégia e Tecnologia da Globo, Ana Eliza Faria e Silva, foi escolhida para receber o Women in Technology Leadership Award. A premiação é uma das mais importantes da indústria global de mídia e broadcasting. Ela é a primeira brasileira a conquistar a distinção na história. A cerimônia de entrega ocorre no dia 21 de abril, durante o NAB Show 2026, em Las Vegas (EUA).

O que você precisa saber

  • Ana Eliza Faria e Silva venceu o Women in Technology Leadership Award.
  • Ela é a primeira brasileira a receber a premiação na história.
  • A cerimônia ocorre no dia 21 de abril, durante o NAB Show 2026.
  • O prêmio é promovido pelo TVNewsCheck em Las Vegas.
  • A executiva lidera a implementação da TV 3.0 (DTV+) na Globo.
  • Raymundo Barros exaltou a conquista da gerente sênior.

Promovido pelo TVNewsCheck, o prêmio reconhece lideranças que impulsionam avanços significativos no setor. Ana Eliza Faria e Silva celebrou o feito inédito. “Receber este reconhecimento em um momento tão transformador para a radiodifusão é uma honra enorme. Este prêmio celebra não só minha trajetória, mas o avanço de todas as mulheres que ajudam a construir o futuro da nossa indústria!”, afirma a executiva.

Trajetória e inovação

Com mais de duas décadas de experiência em radiodifusão digital, Ana Eliza Faria e Silva atua de forma estratégica na Globo. Ela lidera temas regulatórios, a coordenação de espectro e a definição de frameworks de distribuição de conteúdo. O trabalho da profissional é essencial para viabilizar a implementação da DTV+ no Brasil. A nova tecnologia será lançada comercialmente pela empresa durante a Copa do Mundo de 2026.

O diretor de Tecnologia da Globo, Raymundo Barros, destacou a importância da premiação para a companhia. “Este reconhecimento é motivo de grande orgulho para todos nós. Ana Eliza é uma referência para todo o time e para as mais de mil mulheres que atuam na tecnologia da Globo e que, todos os dias, impulsionam a inovação na empresa”, declara.

Portal da TV © 2026 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV, cobre televisão brasileira desde 2010. Com mais de 15 anos de experiência no jornalismo de entretenimento, é especializado em telejornalismo e na programação das principais emissoras do país. Também atua como especialista em SEO para veículos de comunicação, com foco em estratégias de visibilidade para portais de notícias.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: