Saiba com exclusividade os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão (1986), em exibição na programação do Globoplay Novelas, canal da Globo na TV por assinatura.
Resumo da semana de Hipertensão: Capítulos 139 a 144
Segunda-feira (9/2): Resumo do capítulo 139
Américo encontra Renata no chão e a ajuda a levantar-se, julgando que foi Raul quem a empurrou. Ray devolve o revólver de Napoleão, dizendo, na frente de Odete, que estava com Luzia pois ela queria matá-lo.
Donana flagra Gioconda procurando a certidão de Carina na casa dela. Laerte diz a Raquel que Túlio está apaixonado por ela e quer ficar a seu lado. Raquel não cabe em si de contente.
Marcos pede a Beatriz que arranje um jeito qualquer para tirar da cabeça de Donana a vontade de casar-se com ele. Chico resolve procurar a machadinha na casa do Prefeito, que ouve o barulho e vai procurar ver o que está acontecendo.
Terça-feira (10/2): Resumo do capítulo 140
Quando percebe que é Chico quem está em sua casa, o Prefeito resolve não puni-lo e pede simplesmente que ele vá embora. Carina, sem dizer nada aos três velhinhos, pede a Fratelo que a acompanhe à casa de Donana, para quem pretende pedir sua certidão de nascimento.
Candinho, Romeu e Napoleão começam a achar que ela está apaixonada por Fratelo. Donana, como era de se esperar, trata Carina com frieza e quase a machuca. Quem a salva é Ray, que chega no exato momento em casa.
Carina confessa a Fratelo que está esperando com ansiedade pela volta de Sandro. Em vista disso, Fratelo resolve ligar para Sandro e pedir-lhe que não vá vê-la como prometeu.
Quarta-feira (11/2): Resumo do capítulo 141
Romeu ouve a conversa de Fratelo com Sandro ao telefone e fica espantado, agora mais certo ainda que Fratelo e Carina têm algo a ver um com o outro. Beatriz, Donana e Fifi preparam-se para ir ao forró em Sacramento, sem que Antonieta perceba a combinação.
Américo começa a desconfiar de Renata, que está lhe parecendo uma pessoa fria. Laerte, por sua vez, também continua tratando muito mal a Renata. Ela fica chateada com isso.
Odete, ao prestar depoimento sobre a morte da filha a Joel, diz claramente que o viu empurrando Luzia no barranco. Tudo, agora, leva a crer que Ray é o assassino de Luzia.
Quinta-feira (12/2): Resumo do capítulo 142
Joel começa a procurar Ray pela cidade, a fim de levá-lo urgente à delegacia. Carina procura Raquel para saber se ela está com sua certidão, mas descobre que o documento foi roubado.
Chico consegue encontrar Ray e avisa que ele está sendo procurado pela polícia. Chico aconselha-o a fugir e Ray obedece, indo para Sacramento. Laerte, no limite de sua resistência, pede a Renata que não fale mais com ele.
Ray diz a Raquel onde ele está e pede que ela transmita a informação para Túlio. Túlio visita Ray, que decide não voltar para Rio Belo. Túlio, então, começa a desconfiar que Ray é culpado.
Sexta-feira (13/2): Resumo do capítulo 143
Conversando com Túlio, Ray comenta que, na verdade, empurrou Luzia no barranco, mas não conseguiu perceber se a matou ou não. Viriato aparece com o pé machucado, mas Romeu nem desconfia dele como o fantasma.
Donana dá um dinheiro a Viriato para que ele faça com que Carina sofra um acidente sério de jipe. Carola diz a Marcos que não quer mais estudar, para ficar na imobiliária todo o tempo.
Joel marca uma acareação entre Ray e Odete. Napoleão, Candinho e Romeu ouvem uma conversa de Carina com Fratelo e descobrem que ela já sabe do segredo deles.
Sábado (14/2): Resumo do capítulo 144
Carina conversa com seus três “pais”, explicando-lhes que descobriu tudo mas preferiu guardar segredo também. Fratelo promete a Antonieta que falará com Sandro para que ela possa vir a ser um membro da Companhia de Teatro depois que os dois se casarem.
Renata implora a Laerte que a ouça um pouco, pois precisa extravasar o sentimento que sente por Sandro.
Donana faz outra cena na casa de Raquel quando descobre que Ray foi almoçar lá ao invés de comer em casa, em sua companhia. Carina cai desmaiada depois de um acidente que sofre com o jipe, totalmente desgovernada.

A história da novela Hipertensão
A novela Hipertensão tem início com a chegada de uma trupe de teatro mambembe à cidade de Rio Belo. O grupo é acolhido por Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), amigos que moram juntos desde a morte de suas mulheres, irmãs trigêmeas. Eles vivem na fazenda Santa Lúcia e ficam intrigados com a presença dos artistas.
Durante uma apresentação na praça, os três senhores se espantam com Carina (Maria Zilda Bethlem), integrante da trupe, que lembra suas falecidas companheiras. Curiosos, conversam com a jovem e descobrem que sua mãe tinha duas irmãs gêmeas. Surge então a possibilidade de que Carina seja filha de um deles, o que transforma o rumo de Hipertensão.
A dúvida sobre a paternidade passa a dominar os acontecimentos da novela. Os três homens tentam se aproximar de Carina e buscam sinais que confirmem sua ligação com a moça. A afinidade entre eles cresce, e todos acreditam encontrar em Carina características herdadas. Enquanto isso, a viúva Donana (Geórgia Gomide) investiga a origem da jovem.
Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995), a novela Hipertensão tem direção de Wolf Maya e Carlos Magalhães.
O folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 13h50 e 1h25 e 8h50 (horário de Brasília), com maratona aos domingos, às 1h25, no canal Globoplay Novelas.
Assista aos capítulos no Globoplay. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Hipertensão.


